A SIVA reconhece reclamações de proprietários de carros Volkswagen, Audi e Skoda por causa das reparações aos veículos envolvidos na fraude das emissões de gases poluentes, mas diz que são residuais.
Corpo do artigo
Vários proprietários de veículos do grupo Volkswagen, envolvidos na fraude das emissões de gases poluentes, acusam a marca alemã de não estar a assumir os custos da reparação dos carros.
A SIVA, representante em Portugal da Volkswagen, Audi e Skoda, reconhece que há reclamações de proprietários por causa das reparações, mas rejeita os números avançados pela DECO na semana passada.
TSF\audio\2018\01\noticias\24\miguel_videira_dieselgate
Um inquérito da Associação de Defesa do Consumidor revela que 45% dos proprietários queixam-se de problemas que vão desde o aumento de consumos à perda de potência dos automóveis, mas a SIVA fala apenas em 10% - um valor que considera residual.
O chamado caso Dieselgate foi tornado público em 2015. A Volkswagen assumiu que instalou em vários modelos um software que permitia alterar o valor das emissões de gases poluentes durante as inspeções. Depois de rebentar o escândalo, o construtor alemão desenvolveu uma solução técnica para resolver o problema.
Os carros foram chamados à oficina para fazer uma atualização de software, só que muitos proprietários queixam-se que os automóveis ficaram a gastar mais, com menos potência e com avarias que não são assumidas pelas marcas. Os custos da reparação ficam por conta dos consumidores.
Na semana passada, o Instituto da Mobilidade avisou que os carros que não forem reparados deixam de poder circular e arriscam-se a chumbar nas inspeções periódicas a partir de Maio de 2019.