"Resultados altamente positivos." Crédito Agrícola lança livro sobre banca cooperativa
O estudo revela que o grupo financeiro cooperativo "ultrapassou a Banca Tradicional em termos de solvabilidade e eficiência", mantendo a confiança dos clientes em momentos de crise.
Corpo do artigo
O Crédito Agrícola (CA) lançou, na quarta-feira, um livro sobre os principais desafios da Banca Cooperativa e o seu contributo para o desenvolvimento regional e local, durante o período de 2015 a 2020. A investigação, realizada pelos professores Luís Antero Reto, Paulo Bento e Nuno Crespo, demonstra que o Grupo Crédito Agrícola apresenta "resultados altamente positivos".
Comparando a Banca Tradicional com a Banca Cooperativa, o estudo evidencia que esta última permite uma enorme resiliência em situações de crise económica. O CA aumentou o número de clientes e associados, sem sacrificar as relações de proximidade e postos de trabalho.
"Entre 2015 e 2020, a Banca Cooperativa ultrapassou a Banca Tradicional em termos de solvabilidade e eficiência, tendo associada uma rentabilidade muito semelhante com um desvio padrão muito baixo, comparativamente à banca em geral. Factos que justificam a confiança dos clientes nos momentos de crise", pode ler-se no site.
O contributo do Grupo Crédito Agrícola para o desenvolvimento regional e local é amplo. Em dezembro de 2021, detinha 620 agências por todo o país, sendo o grupo financeiro com a maior rede em Portugal. Além disso, é a única instituição bancária que está presente em 258 localidades.
A apresentação do livro "A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local" decorreu esta quarta-feira, no Auditório da Caixa Central de Crédito Agrícola, em Lisboa.