Resultados das provas do 9.º adiados para quarta-feira devido a "dificuldades técnicas"
É a justificação dada pelo Ministério da Educação. Ouvido pela TSF, Filinto Lima vinca que espera "de facto isso se concretize"
Corpo do artigo
Os resultados das provas nacionais do ensino básico de Matemática e Português só serão divulgados na quarta-feira, um dia depois da data estipulada devido a "dificuldades técnicas" na correção, segundo o Ministério da Educação.
As pautas definitivas dos alunos do 9.º ano deveriam ter sido afixadas esta terça-feira, mas durante todo o dia as escolas estiveram a aguardar a chegada dos resultados das provas finais que, afinal, só serão enviados na quarta-feira.
"O atraso na afixação das pautas deve-se a dificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das Provas Finais do Ensino Básico. Essas dificuldades estão restringidas a um número residual de classificações de provas, que estavam ainda por concluir no momento previsto para envio dos resultados às escolas", refere o Ministério da Educação, Ciência e Inovação em resposta à TSF.
No mesmo comunicado, o ministério liderado por Fernando Alexandre adianta ainda que "decidiu não divulgar os resultados dos alunos de forma faseada", para "preservar a integridade do processo de avaliação, assegurando a "igualdade entre alunos" no acesso à informação.
Ouvido pela TSF, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse desconhecer "o motivo deste atraso", mas espera que o Ministério da Educação esclareça concretamente o que aconteceu.
O júri nacional de exames, tal como ontem, disse-nos que amanhã as classificações iriam chegar às escolas, mas amanhã é durante todo o dia... É de manhã, é de tarde, nós não sabemos a que horas chegarão, na verdade, essas classificações.
Filinto Lima lamentou a "ansiedade" que o Ministério da Educação está a criar nos pais e nos alunos, que já só querem saber "que aproveitamento" tiveram nas provas.
"Há expectativa de que seja amanhã, eu espero que de facto isso se concretize", frisou.
