Reunião entre Costa e Montenegro foi "agradável e produtiva". Voltarão a falar "em breve" sobre aeroporto
O primeiro-ministro e o líder do PSD estiveram reunidos durante quase quatro horas.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro e o presidente do PSD estiveram reunidos a sós em São Bento, durante três horas e meia, no primeiro encontro entre ambos enquanto primeiro-ministro e líder da oposição e que teve como tema a questão do novo aeroporto.
Luís Montenegro chegou à residência oficial do primeiro-ministro pelas 10h00, saiu às 13h42 e, no final da reunião, nem o líder social-democrata, nem António Costa, prestaram declarações aos jornalistas.
"Foi uma reunião longa onde pudemos abordar temas muito diversos e onde, como é dever do Governo, tive oportunidade de transmitir informação tão pormenorizada quanto possível sobre diversos temas", começou por afirmar o primeiro-ministro.
Entre as temáticas abordadas na conversa, esteve a política externa, a política de defesa, de segurança interna, questões financeiras e "sobre os temas mais diversos", acabando-se por estabelecer metodologias de trabalho entre Costa e Montenegro.
O novo aeroporto de Lisboa foi um dos pontos mencionados na conversa, algo que "voltará a ser discutido" brevemente, mas, da primeira reunião entre o primeiro-ministro e o líder da oposição, essa temática tomou "apenas uma pequena parte".
"Foi uma conversa agradável e certamente foi a primeira de várias", antecipou António Costa. Sobre as mais de 3h30 de troca de argumentos, o primeiro-ministro afirmou que "foi necessariamente mais longa porque foi a primeira vez" que falaram nesta posição.
Com o anterior líder do PSD, Rui Rio, a primeira reunião em São Bento com o primeiro-ministro aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2018. Foi também considerada longa, cerca de duas horas e meia, mas bem mais curta do que esta de hoje com Luís Montenegro.
No final do encontro, em que António Costa e Rui Rio também estiveram a sós, o ex-líder social-democrata falou à comunicação social, ao contrário do que se passou esta sexta-feira.
No final de maio, Luís Montenegro foi eleito líder do PSD com mais de 72% dos votos, sucedendo no cargo a Rui Rio, e entrou formalmente em funções no início deste mês.
Em junho, numa conferência promovida pela Câmara do Comércio Luso Espanhola, em Lisboa, o primeiro-ministro afirmou que a nova solução aeroportuária para a região de Lisboa será feita em consenso com o PSD, justificando que se trata de um processo estruturante para várias legislaturas e que condicionará a ação de vários governos.
No fim desse mês, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, fez publicar um despacho com uma solução aeroportuária - Montijo mais Alcochete - e afirmou que prescindia do acordo do partido de Luís Montenegro.
Mas António Costa determinou que o ministro das Infraestruturas revogasse esse despacho, insistindo que a solução referente ao novo aeroporto da região de Lisboa terá de ser tomada com base num acordo com o PSD.