
Global Imagens/ Tony Dias
O autarca social-democrata e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios, Ribau Esteves defende que a tolerância de ponto no Carnaval deve ser discutida em sede de concertação social. Mais de metade das autarquias decretam dia de descanso nesta época do ano.
Corpo do artigo
Dos 308 municípios portugueses, há tolerância de ponto em 196, ou seja, pelo menos 60% das câmaras municipais decretaram folga no Carnaval.
Na região de Aveiro, a Comunidade Intermunicipal, na qual o PSD tem maioria, recomendou aos onze municípios que a compõem, e pelo segundo ano consecutivo, a tolerância de ponto.
Ribau Esteves é presidente da Câmara Municipal de Aveiro, autarca eleito pelo PSD e vice- presidente da ANMP. Escutado pela TSF, ele defende que o assunto seja debatido na Concertação Social. Para Ribau Esteves só assim é possível acabar com o facto de todos os anos a tolerância de ponto no Carnaval, ou falta dela, ser notícia.
O autarca de Aveiro diz que não falou com o governo sobre o assunto. Ribau Esteves foi durante 16 anos presidente da Câmara de Ílhavo e é presidente em Aveiro há um ano e meio. Garante que nunca discutiu estes assuntos com qualquer governo. É, diz, um assunto que «tem uma dinâmica municipal».