Proteção Civil alerta para risco de cheias e inundações durante o fim de semana
O agravamento da situação meteorológica vai começar a ser sentido já no final do dia desta sexta-feira e vai prolongar-se durante o fim de semana.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou esta sexta-feira a subida para o estado de alerta laranja de 16 sub-regiões do país, devido ao risco de cheias e inundações, já a partir da tarde desta sexta-feira e durante todo o fim de semana, com especial incidência no Norte e Centro do continente.
Em declarações aos jornalistas, o comandante da ANEPC, André Fernandes, revelou que devido ao agravamento da situação meteorológica, foi elevado o estado de prontidão dos meios para o nível laranja, "com especial incidência no Norte, no Centro do país e em Lisboa e Vale do Tejo".
O agravamento da situação meteorológica vai começar a ser sentido já no final do dia desta sexta-feira e vai prolongar-se até sábado e domingo, com "precipitação persistente, por vezes forte", acompanhada da "possibilidade de trovoada" e vento "moderado a forte".
André Fernandes recomenda, por isso, à população que se afaste da costa, principalmente a ocidental, em particular no dia de domingo, devido à forte agitação marítima.
Será também enviada à população um SMS preventivo a alertar para o risco de inundações e cheias. A Agência Portuguesa do Ambiente pede atenção às bacias hidrográficas com potencial maior de afetação, nomeadamente, a "bacia do Lima, em particular em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima". Os cuidados também devem ser redobrados nas zonas junto à bacia hidrográfica do Cávado, do Douro, com particular incidência nas sub-bacias do Tâmega e do Tua, bem como à bacia do Vouga e do Mondego.
A ANEPC apela, por isso, à adoção de comportamentos preventivos, principalmente nas zonas com historial de inundações, e a salvaguarda da queda de objetos que possam ser afetados pelo vento.