À TSF, a Proteção Civil diz que o trabalho está a ser feito com "muita eficácia", o que ajudou a "impedir um acidente".
Corpo do artigo
A circulação na ruas das Flores, do Alecrim e do Ataide, na Baixa de Lisboa, está cortada ao trânsito automóvel e pedonal devido ao risco de queda de um andaime e assim vai ficar durante 48 horas. Só reabre na quinta-feira. Para já a situação está controlada e não há risco de derrotada. A Proteção Civil garantiu à TSF ao final da tarde desta terça-feira que o andaime agora está seguro, com cordas fortes que o ligam ao prédio.
No local estão duas gruas, que chegaram há cerca de uma hora, a tentar desmontar o andaime de forma muito cuidada. No entanto, a Proteção Civil garante que o trabalho está a ser feito com "muita eficácia" e que houve uma intervenção rápida que ajudou a "impedir um acidente".
TSF\audio\2023\10\noticias\17\antonio_botelho_direto
Há mais de 400 ocorrências em Lisboa por causa da intempérie esta terça-feira e esta é considerada a mais grave. Ainda assim, a Proteção Civil e os bombeiros já não estão no local. Está apenas a Polícia Municipal a controlar o trânsito na rua.
"É um edíficio que estava em obra e o proprietário está no local a aguardar meios para a desmontagem do andaime. Não está a ser fácil de conseguir esses meios, mas está a ser tratado. (...) Até lá, o andaime pode efetivamente cair ou mesmo desmontar-se", contou ao início da tarde à TSF a diretora do serviço municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins.
TSF\audio\2023\10\noticias\17\margarida_castro_martins_1
A mesma responsável explicou, na altura, que na origem daquela situação esteve a cobertura provisória do andaime que não resistiu às rajadas de vento forte, durante a madrugada desta terça-feira, e acabou por provocar o "deslizamento do andaime".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito de Lisboa sob aviso laranja até às 18h00 desta terça-feira devido à previsão de vento e chuva fortes.
*com Maria Ramos Santos e António Botelho
Notícia atualizada às 19h09