A Europa "importa" e os desafios que enfrenta serão definidos pela "resposta". O discurso de Metsola no Parlamento
A presidente do Parlamento Europeu elogiou o espírito europeu e solidário de Portugal e apela aos portugueses para não deixarem de votar nas próximas eleições europeias.
Corpo do artigo
Depois de ter sido recebida pelo primeiro-ministro e antes de participar na reunião do Conselho de Estado, Roberta Metsola está na Assembleia da República, onde discursou depois de uma intervenção inicial de Augusto Santos Silva. A presidente do Parlamento Europeu explica que "é uma honra" estar mais uma vez em Portugal, uma afirmação que arrancou o primeiro aplauso dos deputados.
"É maravilhoso estar de volta a Portugal - um país que personifica o que significa ser europeu. Um lugar onde me sinto sempre em casa, com um povo que simboliza o espírito de resiliência, de solidariedade e de união que a Europa deve abraçar", disse.
Metsola alerta que a União Europeia enfrenta agora "uma nova era" com muitos desafios, numa referência à invasão ilegal por parte da Rússia na Ucrânia e às consequências da guerra, como a inflação e a crise energética. ""Não são os desafios que vão definir a nossa era, mas sim a nossa resposta."
A um ano das eleições europeias, Metsola entende que é possível olhar para o futuro da Europa com o objetivo de "regenerar e reforçar as bases do projeto europeu de forma sustentável e socialmente justa".
A presidente do Parlamento Europeu lembrou a legislação da Inteligência Artificial aprovada esta semana em Estrasburgo, "a mais avançada do mundo". "Criámos uma lei que nos permite ser líderes mundiais em inovação digital, com base nos valores da UE."
Metsola olha para para o futuro mas deixa uma garantia. "Sempre que a tecnologia avança deve andar de mãos dadas com os direitos fundamentais e os valores democráticos".
"Devemos reconsiderar como legislamos e pensamos. Uma nova era começou e com ela uma ameaça de atores malignos usando a tecnologia para minar as nossas democracias. É uma nova forma de ameaça híbrida que devemos enfrentar juntos", alerta.
Liderança mundial
Metsola sublinha que a UE deve ter o desejo de liderar a nível mundial, mas "com responsabilidade". A presidente do Parlamento Europeu alerta para "os desafios da imigração", dias depois de uma das maiores tragédias no Mediterrâneo, sublinhando "o momento histórico", depois de os estados-membros terem acordado "um caminho a seguir" na política de gestão migratória.
"A urgência para chegar a um acordo sobre os documentos de migração e asilo é real. Estou convencida de que podemos encontrar um caminho que respeite as fronteiras - e que seja justo e humano com os que precisam de proteção, que seja firme com os que não são elegíveis e que seja forte contra os traficantes que exploram os mais vulneráveis."
Por fim, Metsola quis deixar uma mensagem ao país, voltando a falar do ato eleitoral que se aproxima e que pode definir a Europa nos próximos anos. "A um ano das eleições para o Parlamento Europeu, esta é a mensagem que quero levar às pessoas: a Europa importa. A sua voz, a sua escolha importa. O seu voto importa", deixando um apelo aos mais jovens.
"Estou aqui para apelar às pessoas - em particular aos jovens - a não cederem ao conforto do cinismo fácil, a não aceitarem um recuo tranquilo para os extremos e as franjas políticas", disse.