A ministra do Mar e Ambiente assistiu ao teste do robô submarino ROV Luso que parte para os Açores na próxima sexta-feira para enriquecer a candidatura de Portugal, junto das Nações Unidas, ao alargamento da plataforma continental.
Corpo do artigo
A bordo do navio Almirante Gago Coutinho, ao largo de Sesimbra, a ministra Assunção Cristas observou imagens do fundo do mar captadas pelo ROV ('Remote Operated Vehicle') Luso, um robô submarino que se prepara dar recolher novos dados um importante contributo à intenção de Portugal de alargar a área marítima sob jurisdição nacional.
O ROV Luso, parado há dois anos, voltou às profundezas do mar e na sexta-feira parte para os Açores, onde vai cumprir, durante 48 dias, a sua missão: recolher amostras geológicas e novos dados para melhor sustentar a candidatura de Portugal para a extensão da plataforma continental, explicou o chefe coordenador da missão, Pedro Madureira.