"Rocha caiu em cima de plataforma para turistas. Se lá estivesse um grupo, ficava-se"
António Galopim de Carvalho foi o geólogo que alertou a autarquia e que levou à interdição da rocha.
Corpo do artigo
Parte de uma arriba na Praia Grande caiu esta tarde, depois da zona ter sido interditada pela Câmara de Sintra na semana passada devido ao alerta de um geólogo. O bloco ruiu na zona sul da praia, sobre a escadaria junto às pegadas de dinossauros.
Apesar de um primeiro relatório técnico não indicar risco de colapso, o bloco acabou mesmo por desmoronar.
António Galopim de Carvalho foi o geólogo que alertou a autarquia, depois de ter visitado o local com dezenas de alunos numa visita de estudo.
"Eu estive lá com uma escola de Colares, olhei para a rocha e disse: 'esta rocha vai cair' e enquanto não tirei dali as crianças não descansei. Cheguei a casa e fiz uma comunicação ao presidente da Câmara e as coisas processaram-se desta maneira e, como eu estava a prever, a rocha caiu porque a chuvada de ontem foi tão grande que era previsível [que caísse]", explicou em declarações à TSF.
Galopim de Carvalho explica que a queda da arriba aconteceu precisamente por cima de uma plataforma turística. "A rocha cai mesmo em cima de uma plataforma que foi projetada para os turistas estarem a ver as pegadas, se lá estivesse um grupo hoje, ficava-se", conta.
Valeu o alerta deste geólogo que avisou a Câmara de Sintra para o estado da arriba.
O local acabou por ser alvo de vistoria conjunta da Agencia Portuguesa do Ambiente e da capitania do porto de Cascais e autarquia resolveu interditar o espaço por razoes de segurança ainda na semana passada.