Rota da carne de porco. Portugal entrou no clube dos grandes e exporta 100M€ para a China
Negócio é considerado essencial para Portugal, que há dez anos tentava entrar no mercado chinês. Valor das exportações deve atingir os 200 milhões de euros em 2020.
Corpo do artigo
Portugal vai começar a exportar carne de porco para a China, o maior importador mundial do produto.
A primeira remessa sai esta quarta-feira. Ao todo, são 10 contentores, com 270 toneladas de carne, no valor de um milhão de euros. Este ano, o negócio deverá movimentar 100 milhões de euros e deverá duplicar em 2020. Por isso, Nuno Correia, presidente do conselho de administração do Agrupamento de Produtores Agropecuários, explica que é essencial para o mercado português.
"A província de Hunan tem 73 milhões de habitantes. Estamos a falar de um mundo, de uma província com grande peso na China. Com a abertura a este mercado, abrem-se novas perspetivas para a produção portuguesa".
Até agora, Portugal só produzia 60% das suas necessidades, mas com a exportação para a China, pode atingir a autossuficiência.
TSF\audio\2019\01\noticias\29\nuno_correia_1_mercado_chines
A carne é produzida pela empresa portuguesa AGP Meat, que pertence ao Agrupalto - Agrupamento de Produtores Agropecuários, o maior do país.
Portugal já vende para o Japão e tem conseguido bons volumes de exportação. Outras apostas serão as Filipinas e a Coreia do Sul.
Os primeiros contentores com carne de porco saem de Reguengos de Monsaraz para o porto de Sines, com destino a Hunan esta quarta-feira. Seguem-se depois 30 dias de viagem de navio até à província chinesa.