No Dia Mundial dos Oceanos, o projeto Lixarte vai inaugurar instalações artísticas em várias cidades algarvias
Corpo do artigo
O Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) é o momento escolhido para a inauguração de várias peças artísticas em sete rotundas algarvias, que vão ficar mais bonitas com lixo. A organização afirma que este é "um grito de alerta para o futuro dos oceanos".
Construídas no âmbito do projeto LIXARTE - transformar lixo em arte por alunos de dezassete escolas, quinze parceiros e muitos voluntários, as obras de arte foram elaboradas usando o lixo recolhido nas limpezas de praias e ribeiras algarvias, com intenção de recriar espécies das pradarias marinhas da Ria Formosa, um dos vários habitats atualmente ameaçados. Peixes, anémonas, redes de pesca, algas são vários elementos que se podem observar num projeto que foi idealizado pela artista plástica Joana Bandeira Rocha.
No dia da inauguração será realizada uma caravana que irá visitar e inaugurar oficialmente cada uma das Rotundas Marinhas. Assim no sábado, 8 de junho, esta iniciativa passa por Portimão (Bemposta); Lagoa (Parchal) Albufeira (Rotunda do Alto dos Caliços), Quarteira (Rotunda do PNECO), Faro (Teatro das Figuras), Olhão (Rotunda de Quelfes) e Vila Real de Santo António (Rotunda dos Atuns), onde termina com um almoço-debate na Mata de Vila Real de Santo António.
Em alguns pontos haverá animação e atuações: em Quarteira, o curso de Artes Performativas fará um número de Clowns e na Bemposta são esperados os ativistas da Associação SOMAR.