As joias desapareceram de um quarto do hotel onde decorreu a cerimónia. A polícia espanhola suspeita que tenha sido um trabalhador ou alguém com conhecimento do local.
Corpo do artigo
A polícia espanhola está a investigar o roubo de várias peças de joalharia, avaliadas em 30 mil euros, furtadas no sábado de um quarto do hotel Marriott Auditorium de Madrid onde decorreu a gala dos prémios de cinema Goya.
Fontes da polícia de Madrid confirmaram o furto noticiado esta terça-feira por diversos meios de comunicação social espanhóis, estando os investigadores a analisar as imagens das câmaras de segurança do hotel.
De acordo com o jornal El Mundo, a polícia espanhola suspeita que o roubo aconteceu durante a cerimónia e foi efetuado por alguém que conhecia o quarto onde estavam guardadas as joias, provavelmente um trabalhador ligado ao hotel.
Segundo o hotel, foi levada uma caixa com anéis, pendentes, relógios e botões de punho que a joalharia Suárez emprestou para a cerimónia de gala dos prémios da Academia de Cinema espanhola.
Segundo a queixa apresentada pelo chefe da segurança do hotel e o chefe da produção da 31.ª edição dos prémios Goya, a caixa com as joias encontrava-se num dos quartos do hotel onde estavam guardados outros elementos usados na cerimónia, pelo que inúmeras pessoas entraram e saíram do espaço.
De facto, só na segunda-feira - a gala realizou-se na noite de sábado - é que os funcionários deram conta do furto quando começaram a organizar a devolução às marcas de joias que emprestaram peças para os apresentadores e convidados da cerimónia.
O El Mundo adianta que, habitualmente, as joalharias costumam providenciar pessoal de segurança responsável pela guarda das joias. A joalharia Suárez não deu qualquer informação nem confirmou se tinha algum serviço de segurança para acautelar eventuais roubos das joias.
Para além das joias, foi também denunciado o roubo de material de televisão de uma equipa da TVE. O material, que incluía cartões de memória, baterias de câmaras, um flash e óculos, foi deixado numa secção do cenário e não foi encontrado quando os operadores voltaram para o recolher no final da gala.