Produtores de melões e melancias estão alarmados com o aumento de roubos. Em declarações à TSF, o autarca Luís Pita Ameixa assume que vai pedir uma reunião ao Ministério da Administração Interna
Corpo do artigo
O roubo de melões e melancias está a preocupar os produtores em Ferreira do Alentejo, avança o Jornal de Notícias. Em declarações à TSF, o presidente desta autarquia, Luís Pita Ameixa, afirma que vai pedir uma reunião ao Ministério da Administração Interna por causa desta problemática.
Além de alertar as autoridades, tais como a ASAE, para a "comercialização indevida e até perigosa destes produtos provenientes de furtos", também "foi estabelecido um acordo de atuação entre os agricultores e a Guarda Nacional Republicana para tornar mais eficaz a atuação da força de segurança".
Contudo, estes roubos não estão a alarmar só os agricultores. O presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo refere igualmente que isto também pode trazer custos para a saúde pública, algo que constitui um "alarme social".
Estes grupos criminais, normalmente, vendem o que roubam nas ruas e em estradas. Estes produtos têm tratamentos químicos e os agricultores têm de respeitar prazos de segurança para colocá-los no mercado. Ora, quando se trata de furtos, isso não acontece. Quem furta nem sabe os prazos e coloca imediatamente essas frutas no mercado. Pode ser negativo para a saúde das pessoas
Luís Pita Ameixa garante que este é um problema recorrente e que todos os anos têm tentado combater este tipo de criminalidade. Na "apanha da azeitona" são registados também vários roubos, exemplifica.
