RTP lamenta "equívoco" nas declarações de Rodrigues dos Santos sobre Alexandre Quintanilha
Direção de informação da televisão pública diz que a referência do jornalista ao deputado do PS foi um "erro não intencional". Alexandre Quintanilha quer que todos os partidos se pronunciem sobre o facto porque "a RTP é pública". ERC abre processo contra a estação.
Corpo do artigo
"O novo Parlamento terá muitas caras novas. O deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito, ou eleita, pelo PS", disse o jornalista José Rodrigues dos Santos no Telejornal de 4ª feira referindo-se a Alexandre Quintanilha, deputado eleito pelo Partido Socialista.
[youtube:9CGDX-9QGNM]
Esta declaração mereceu críticas nas redes sociais e levou a direção de informação da RTP a emitir um comunicado considerando que as palavras do apresentador foram "um lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional".
O comunicado explica que a associação feita por José Rodrigues dos Santos aconteceu porque a peça também fazia referência uma mulher pensionista que foi eleita pelo Bloco de Esquerda.
Segundo a RTP, o apresentador acreditou tratar-se da mesma pessoa e por isso referiu-se ao deputado mais velho como se este fosse uma mulher.
O diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, já falou pessoalmente com Alexandre Quintanilha, a quem pediu desculpas pelo ocorrido.
O comunicado diz que os erros são sempre de evitar, mas por vezes acontecem no jornalismo ou em qualquer outra profissão.
Alexandre Quintanilha exige desculpas
Numa resposta enviada à TSF por email, Alexandre Quintanilha considera que se trata de "um insulto a um deputado que foi eleito para a Assembleia da República", esperando que "todos os partidos políticos se pronunciem" sobre este episódio. O pedido de desculpas deverá ser à Assembleia da República, ao Partido Socialista, aos eleitores que votaram no PS porque confiam em mim e a todos os contribuintes, pois a RTP é pública e por isso depende dos nossos impostos", disse o deputado.
Já o secretário-geral do PS, António Costa apresentou um "protesto formal" à direção da RTP sobre o que diz ser o "comportamento inaceitável" do jornalista.
ERC abre processo
O Conselho Regulador da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) anunciou que "decidiu abrir um processo contra a RTP".
Em comunicado, a ERC refere que esta ação resulta da "notícia do Telejornal de ontem [quarta-feira] sobre os novos deputados", explicado que a investigação "deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos".
A TSF procura ouvir o jornalista José Rodrigues dos Santos.