Conselho de Administração comunicou integração dos trabalhadores em comunicado.
Corpo do artigo
A RTP vai integrar 130 trabalhadores nos quadros da empresa, anunciou a empresa pública de televisão num comunicado datado desta terça-feira e a que a TSF teve acesso.
No documento, lê-se que a decisão surge "na sequência do despacho de homologação ministerial do parecer da Comissão Arbitral Bipartida (CAB) da Cultura favorável à integração extraordinária de 130 colaboradores da RTP".
O Conselho de Administração da RTP informa ainda que "decidiu proteger de imediato às diligências necessárias" para a integração dos 130 trabalhadores nos quadros da empresa.
O comunicado informa ainda que estes colaboradores serão integrados "de acordo com as regras consignadas no Acordo de Empresa da RTP."
A 9 de novembro de 2018, a Comissão de Trabalhadores da RTP insurgiu-se contra a contração de jornalistas externas para a Direção de Informação do canal público, considerando-a um "escândalo sem fim".
A Comissão de Trabalhadores frisava que "numa empresa onde os trabalhadores já ultrapassam os dez anos sem qualquer atualização salarial e que se recusa a reconhecer a justiça para centenas e centenas de trabalhadores precários, muitos deles jornalistas, o seu presidente considera absolutamente normal contratar mais celebridades e insultar, na cara, cada um dos trabalhadores a seu cargo".
Em declarações à TSF, Paulo Mendes, membro da mesma comissão diz que esta é uma decisão "satisfatória", que só peca por tardia.
TSF\audio\2018\11\noticias\20\paulo_mendes_rtp_satisfatoria
"Não nos contenta na totalidade, faltam os restantes. São mais 260 trabalhadores, que ainda estão a ser analisados pela CAB da Cultura, e faltam também os restantes trabalhadores que a RTP continua a contratar a recibos verdes, o que é grave", nota Paulo Mendes.
Para a manhã desta quarta-feira está marcado um plenário de trabalhadores da RTP, que não será desmarcado. "A entrada destes 130 trabalhadores, que era uma reivindicação nossa, não desmobiliza o plenário", acrescentando que se esta decisão teve esse objetivo, "será provavelmente falhado."