Rui Rio e Pacheco Pereira asseguram não estar a ser criada alternativa a Passos
Num encontro da plataforma "Uma Agenda para Portugal", Pacheco Pereira assegurou que «aqui não há conspiração nenhuma» e que não se pretende «lançar qualquer candidatura».
Corpo do artigo
Os sociais-democratas Rui Rio e Pacheco Pereira garantiram, esta terça-feira, que não está a ser criada qualquer alternativa à sucessão de Pedro Passos Coelho.
À chegada para o que tinha sido anunciado como o primeiro de uma série de encontros da plataforma "Uma Agenda para Portugal", Rui Rio disse achar que este afinal era o «último jantar» e apenas vinha para ouvir Pacheco Pereira.
Por seu lado, Pacheco Pereira adiantou que os jornalistas estavam presentes naquele encontro partido de um «pressuposto que não é verdadeiro: de que há aqui qualquer conspiração».
«Se houvesse alguma conspiração é suposto que eu soubesse e se soubesse não falava. Aqui não há conspiração nenhuma, não é nenhuma plataforma destinada a lançar qualquer candidatura. Se alguém fica nervoso, o problema não é nosso», frisou.
Pacheco Pereira disse ainda que não comentava a possibilidade de Rui Rio suceder a Passos Coelho para não dar azo a teorias da conspiração, mas assegurou que PS e PSD só mudam quando a renovação é exigida de fora.
«Estes almoços não são nenhuma conspiração porque não se trata de nada de dentro para dentro. As pessoas têm consciência que só por um forte movimento de opinião pública de fora para dentro é que é possível mudar os partidos», concluiu.
Pacheco Pereira explicou ainda que foi uma coincidência este jantar realizar-se no dia da reunião do Conselho Nacional social-democrata e lembrou que a data deste encontro já estava marcada há muito.