
Rui Rio durante o encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva
Global Imagens/Leonardo Negrão
Após uma reunião com o Presidente da República, o autarca do Porto frisou que a reabilitação da baixa da cidade tem de ser vista numa ótica de interesse local, mas também de interesse nacional.
Corpo do artigo
O presidente da câmara do Porto queixou-se da falta de resposta do primeiro-ministro a um pedido de reunião para debate do programa Porto Vivo.
Após uma reunião com o Presidente da República, Rui Rio considerou dramático que o Governo queira abandonar este projeto que o autarca insiste ser de crescimento económico.
«Estou aqui em defesa da reabilitação da baixa do Porto numa ótica de interesse local e numa ótica de interesse nacional, porque a reabilitação urbana e a construção civil tem um arrasto tal sobre a economia que é importante para a nossa economia», frisou.
Rui Rio lembrou que ainda que a reabilitação urbana tem também um «poder brutal sobre o turismo», algo que sustentou com os atuais indicadores do turismo da Área Metropolitana do Porto, como os números referentes ao aeroporto.
«Isso tudo se deve à reabilitação urbana e aos grandes eventos, como o Optimus Primavera Sound e o Circuito da Boavista. A reabilitação urbana é nuclear para Portugal e, em particular, para o Porto», sublinhou.
Para o autarca do Porto, isto não foi entendido pelo Governo, que nem sequer respondeu a uma carta aberta neste sentido que Rui Rio considera juntou tanta gente como nunca se viu numa missiva deste género na história da cidade.