O antigo eurodeputado Rui Tavares vai encabeçar a lista da plataforma LIVRE/Tempo de Avançar para as eleições legislativas em Lisboa, ditaram as primárias do último fim de semana.
Corpo do artigo
Numa conferência de imprensa em Lisboa, a comissão eleitoral anunciou que o sufrágio sobre os 385 candidatos aos 22 círculos eleitorais contou com a participação de 2.096 pessoas de um universo total de perto de 8.000 potenciais eleitores.
Na capital, o historiador e antigo eurodeputado Rui Tavares foi o mais votado, seguindo-se a socióloga e antiga deputada bloquista Ana Drago e o economista José Castro Caldas. Ainda em Lisboa, o politólogo André Freire ficou na quinta posição, atrás da investigadora Filipa Vala.
O "pódio" do Porto ficou composto por Daniel Mota, Diana Barbosa e o advogado Ricardo Sá Fernandes. Em Setúbal, a médica e ativista Isabel do Carmo será a cabeça-de-lista e em Coimbra a primeira posição coube ao docente universitário José Reis.
Rui Tavares destacou o facto de ter sido conseguida a paridade até em termos de primeiros eleitos, com 11 círculos em que há mulheres no topo da lista e outros 11 em que aquele posto é ocupado por homens.