Rússia e Ucrânia têm esboço de plano de paz, prédio destruído por explosão na Amadora e outros destaques TSF
Acordo implicaria que Kiev renunciasse às ambições na NATO em troca de garantias de segurança.
Corpo do artigo
A Ucrânia e a Rússia terão feito progressos significativos num plano de paz provisório de 15 pontos que inclui um cessar-fogo e uma retirada russa caso Kiev declare neutralidade e aceite limites às Forças Armadas, de acordo com três pessoas envolvidas nas conversações, citadas pelo Financial Times mas não identificadas.
14686833
Do lado russo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Psekov, disse esta quarta-feira que é muito cedo para divulgar potenciais acordos de cessar-fogo entre Moscovo e Kiev.
14687223
Na Amadora, uma fuga de gás levou à explosão de um prédio residencial, que agora "não reúne condições de habitabilidade". A avaliação foi feita pela Proteção Civil e, aos jornalistas, o comandante distrital operacional de Lisboa, Hugo Santos, revelou que pelo menos 15 pessoas terão de ser realojadas.
14687015
Em Kiev, a cidade acordou com bombardeamentos em vários locais. Zonas residenciais, entradas do metropolitano, uma fábrica. Pedro Cruz, o enviado especial da TSF à Ucrânia, contou que, durante a madrugada, a defesa antiaérea ucraniana disparou sem interrupção. As sirenes não tocaram mas, ainda assim, mísseis lançados de Irpyn cruzaram os céus da capital e atingiram o destino.
14683706
Apesar da guerra, a cidade de Lviv, localizada a 100 quilómetros da fronteira com a Polónia, "está viva e resiste". As lojas e a generalidade do comércio está aberto e as pessoas tentam fazer a vida normal. Tal como testemunhou o enviado especial da TSF à Ucrânia, Lviv está transformada numa cidade que parece não estar em guerra.
14686851
São agora cerca de 800 quilómetros aqueles que têm de ser percorridos para ir de Kiev a Lviv. O enviado especial da TSF à Ucrânia, Pedro Cruz, conta que foram precisas três horas só para abandonar a capital ucraniana. Saiu "pela única zona de Kiev que ainda está livre. As outras autoestradas, nas direções leste e oeste, já estão cortadas".
14685207
Em Lviv, além da música, que se ouve desde a Praça do Município há mensagens transmitidas por quem ali reside: "Por favor, fechem os nossos céus."
14686890
Um ataque das forças russas atingiu um teatro na cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia. A informação foi avançada à BBC pelo vice-presidente da câmara de Mariupol, Serhiy Orlov, que acrescentou que no interior estavam entre 1000 a 1200 pessoas.
14687212
O presidente da Câmara de Melitopol, Ivan Fedorov, que se encontrava preso pelas forças russas desde sexta-feira, já terá sido libertado. A informação foi avançada pelo gabinete da presidência ucraniana, citado pela jornal The Kyiv Independent.
14687450
Por cá, o PAN propôs ao presidente da Assembleia da República a realização de uma "sessão solene" ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Parlamento português, numa reunião da Comissão Permanente. Em declarações à TSF, Inês Sousa Real salientou o papel de Zelensky durante a guerra, que se mantém no país, e afirmou que a Assembleia da República portuguesa deve demonstrar que está de braços abertos para o povo ucraniano.
14687498
O primeiro-ministro, António Costa, disse esperar aval da Comissão Europeia à proposta portuguesa de alívio temporário no Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) da energia, como aconteceu há dois anos com a eletricidade em função do consumo.
14685953
Já a NATO vai reforçar as defesas na Europa oriental, mas sem atravessar as fronteiras da Ucrânia, invadida pela Rússia, disse, em Bruxelas, o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg. Adiantou ainda que os ministros concordaram na necessidade de reforçar a presença da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) no flanco leste, ambicionando que "os chefes de Estado e de Governo, quando se reunirem no final de junho, possam tomar as decisões sobre o aumento significativo da nossa presença, reforçando a nossa dissuasão e defesa, na terra, no mar e no ar".
14686859