Ryanair reage à ANAC sobre bilhetes físicos: "Vamos ajudar no aeroporto e o bilhete em papel será gratuito"

Pedro Correia
Em declarações à TSF sobre o comunicado da ANAC, onde é contestada a política dos bilhetes digitais, a Ryanair assegura que os passageiros que não têm smartphone podem pedir pelo bilhete impresso no balcão de check-in. Contudo, esclarece que os bilhetes impressos em casa não serão aceites, alegando motivos ambientais
Corpo do artigo
A Ryanair desafia a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) a ler os esclarecimentos no site da empresa sobre as restrições ao uso de bilhetes impressos.
Esta terça-feira, a ANAC anunciou, em comunicado, que a companhia low-cost não deve impedir o embarque de passageiros que não tenham cartão de embarque digital, nem cobrar taxas pela utilização dos bilhetes em papel.
Em declarações à TSF, Dara Brady, elemento da equipa executiva da Ryanair, garante que nenhum passageiro vai ser prejudicado. "Não há impressão de bilhetes, não permitimos que o cliente imprima, mas vamos ajudar no aeroporto e dar o cartão de embarque, desde que tenha feito o check-in antes de lá chegar", assegura, acrescentando que esta impressão do bilhete é gratuita. "Estamos a acabar com a taxa de reemissão do cartão de embarque, por isso que não há cobrança pelo bilhete em papel", esclarece.
"Também deixámos bem claro que qualquer passageiro que tenha dificuldades no aeroporto, o que por vezes acontece hoje em dia, com os 80% das pessoas que utilizam cartões de embarque digitais, vai receber assistência. Portanto, a ANAC provavelmente não leu a página das perguntas mais frequentes no site da Ryanair, mas agradecemos a confirmação de que estamos a agir de acordo com as regras e de uma forma positiva para os clientes", refuta.
Para os passageiros que não têm um smartphone ou que, por exemplo, ficaram sem bateria, Dara Brady diz que a alternativa é viajar com alguém que use um smartphone, "como a maioria das pessoas", ou pedir ajuda a um membro da equipa da Ryanair no aeroporto. "Se houver um caso em que esteja com dificuldades e não consiga obter o cartão de embarque, vamos ajudá-lo no aeroporto. Vamos dar um cartão de embarque no aeroporto gratuitamente", sublinha.
Nestas declarações à TSF, Dara Brady volta a lembrar que a empresa irlandesa tomou esta decisão de dar preferência aos cartões de embarque digitais por ser uma opção mais amiga do ambiente. "Não há necessidade de [o passageiro] imprimir um papel que logo a seguir vai deitar fora."
A Ryanair tinha anunciado que a partir desta quarta-feira só aceitaria cartões de embarque digitais, uma decisão que recebeu críticas por parte da DECO na semana passada e, esta terça-feira, pela ANAC.
