É um dos mais extremos festivais hindus, e leva milhões de devotos a demonstrarem a sua fé através de rituais que incluem perfurações no corpo com ganchos e espetos.
Corpo do artigo
O Thaipusam é celebrado pelos Tâmeis hindus, presentes sobretudo no sul da índia, mas também com grandes comunidades em países como o Sri Lanka ou a Malásia, onde as grutas Batu, nos arredores de Kuala Lumpur, se tornaram um centro de peregrinação.
De acordo com a mitologia hindu, o festival marca a data em que a deusa Parvati deu ao filho, Murugan, uma lança para destruir demónios. Os devotos realizam uma série de rituais de sacrifício, conhecidos como cavadee (dança do fardo), cujo objetivo é agradecer a Murugan por preces atendidas ou oferecer-lhe penitências por pecados cometidos, na esperança que a sua graça limpe o devoto dos seus defeitos e falhas. Os rituais vão desde oferendas de leite de coco até às versões mais extremas, que incluem perfurações do corpo mais ou menos extremas, que podem levar o devoto a atingir estados de transe.
Os devotos preparam-se para o festival com 48 dias de antecedência, em que se purificam com a adoção de uma dieta estritamente vegetariana e abstinência sexual.