Mantenha a calma, poupe a bateria dos telemóveis e computadores e prepare um kit de emergência
Corpo do artigo
Imagine-se em casa. Não há luz na habitação, não há luz pública, está tudo escuro. O fogão, imagine, é também elétrico, tudo é elétrico, tudo precisa de luz. Nada funciona. Há que manter a calma. Por isso, leia com atenção até ao final este artigo. Pode ajudá-lo a resolver alguns problemas.
Poupe as baterias
Os telemóveis têm bateria, mas ela acaba. O mesmo se passa com o computador, tablet e outros aparelhos. Por esta razão, não desperdice as baterias. Poupe-as ao máximo. Use os aparelhos somente em situações necessárias.
Caso a bateria do telemóvel esteja a acabar, o carregamento pode sempre ser utilizado o computador pessoal ou as powerbanks a fim de evitar ficar sem ligação.
Kit emergência
O kit de emergência convém que tenha água e mantimentos para três dias. Deve conter lanternas e velas, powerbanks carregados. Ter um rádio portátil alimentado a pilhas pode também ser útil, sobretudo para se manter a par de informações sobre o apagão.
Velas
Ter velas em casa é sempre uma boa opção, mas devem ser usadas com precaução e não devem estar perto de objetos que se possam incendiar facilmente.
Desligue o disjuntor
É muito importante desligar o interruptor automático que corta a corrente elétrica de todos os aparelhos e dispositivos eletrónicos. Isso vai prevenir que, quando a energia regresse, não haja uma sobrecarga electrécia. Os serviços de emergência indicaram que o melhor é desligar os aparelhos eléctricos da corrente para evitar incidentes quando a eletricidade voltar ou em caso de picos de corrente.
Rádio a pilhas
Sem eletricidade, não há televisão. Mesmo os telemóveis podem não funcionar a determinada altura. E lembre-se que os telemóveis, tablets e computadores ficam sem bateria. A única forma de manter atualizado, de se informar sobre o que está acontecer, pode ser a rádio. Tem sempre o carro para ouvir, mas também pode fazê-lo em casa se tiver um rádio a pilhas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil nada infroma no seu site para casos semelhantes a um apagão. Mas na rede social facebook, a autoridade faz algumas recomendações:
- Respeite as orientações das autoridades
- Reduza a velocidade e redobre a atenção durante a circulação rodoviária
- Evite deslocações desnecessárias.