Os alunos do básico iniciam hoje a 2.º fase das provas nacionais de Português e os estudantes do secundário repetem o exame que não fizeram devido à greve de professores.
Corpo do artigo
Às 9h30, cerca de 15 mil alunos começam o exame nacional de Português do 12.º ano, que deveriam ter realizado a 17 de junho ainda dentro do calendário da 1.º fase de exames.
A greve dos professores, que tinha começado dez dias antes, impediu milhares de alunos de realizar a prova e obrigou o Ministério da Educação e Ciência (MEC) a marcar nova data.
A greve de docentes, que começou a 7 de junho e terminou na semana passada, não afetou o calendário das provas finais do básico: os alunos do 6.º e 9.º anos realizam hoje de manhã a prova de Português e para sexta-feira está marcada a prova de Matemática.
Ainda hoje vão também comparecer nas escolas os alunos inscritos para a 2.ª fase do exame de Português do 6.º e 9.ºanos. Para a primeira fase destas provas finais do 2.º e 3.º ciclos estavam inscritos cerca de 205 mil estudantes.
Os exames e as provas finais valem 30 por cento na nota final do aluno. A primeira fase é obrigatória desde o ano passado, ficando uma segunda fase reservada apenas para situações excecionais.
Já para os alunos que agora terminaram o 4.º ano, a 2.º fase das provas estão agendadas para a próxima semana: na terça-feira (9 de junho) é dia de Português e, a 12 de julho, será de Matemática.
A 2.º fase dos exames nacionais do ensino secundário realiza-se entre 16 a 18 de julho e é apenas para os alunos que reprovaram na 1.ª fase ou que querem fazer melhoria de nota.