
Santana Lopes
Direitos Reservados
Santana Lopes acusou, este domingo, Passos Coelho de não saber do que fala ao propor ao Governo uma redução do imposto sobre os combustíveis. O antigo primeiro-ministro estranhou sobretudo que estas declarações venham do candidato que se assume como liberal.
Corpo do artigo
Pedro Santana Lopes acusou, este domingo, durante uma acção de campanha em Viana do Castelo, que Passos Coelho não sabe do que fala quando apela a uma redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) para fazer baixar os preços dos combustíveis.
«As pessoas quando são candidatas às vezes têm uma certa tendência» para falar «e nós temos de evitar dizer coisas em matérias muto sensíveis», disse o candidato.
«O principal - e aí eu compreendo que seja ele quem está mais à vontade para falar - é dizer que quem deve conter os preços são as petrolíferas», continuou.
O antigo primeiro-ministro adiantou que para baixar os impostos é necessário desde logo fazer «uma proposta ao ECOFIN», porque existe «uma directiva sobre o IVA, onde os combustíveis não aparecem como produtos de taxa reduzida».
«Tenho de ter muita paciência para ouvir as coisas que as pessoas dizem sem saber do que falam. Eu estranho é que estas declarações venham, acima de tudo, do candidato que diz ser liberal» e que, como tal, não deveria defender uma intervenção do Estado, adiantou.