Durante 2016, segundo o Instituto de Registos e Notariado nasceram 82.381 bebés. Os nomes mais tradicionais continuam a merecer a preferência.
Corpo do artigo
O nome tem origem espanhola e resulta da aglutinação de Santo Tiago ou São Tiago. É de resto um nome carregado de significado religioso. São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus, também conhecido como o justo.
Em 2016, em Portugal, 2084 crianças foram registadas com este nome, Santiago, uma novidade no país dos "Joões". É verdade que João continua a ser um dos nomes mais escolhidos, mas está agora no segundo lugar das preferências dos pais depois de três anos a liderar este ranking.
Em terceiro lugar surge agora novamente, depois de ter ocupado a mesma posição em 2014, o nome Francisco. O ano passado nasceram 1687 Franciscos.
Quanto aos nomes femininos, tudo como dantes. Maria é de longe o nome que continuará a ser mais ouvido entre a geração nascida em 2016. Foram registadas mais 5640 Marias, bem mais do que as 1835 Matildes, o segundo nome mais escolhido.
Um lugar reconquistado, depois de em 2015 o nome Matilde ter sido destronado no segundo lugar pelas Leonores que em 2016 voltaram a ocupar o terceiro lugar. E esta é mesma a novidade no ranking dos nomes das raparigas. É que pelo menos de há cinco anos para cá não entram nesta lista outros nomes que não sejam Maria, Matilde e Leonor.