Objetivo é incluir no rastreio mais de sete mil pessoas. Esta tarde, em Ervedosa do Douro a população aderiu à iniciativa e até se geraram filas à porta do quartel dos bombeiros.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de São João da Pesqueira começou, esta segunda-feira, a testar ao novo coronavírus todos os habitantes e trabalhadores de empresas do concelho. A autarquia justifica que o momento é de "agir, salvaguardar e proteger a vida dos cidadãos", numa altura em que regista mais de 130 casos ativos de Covid-19.
Várias equipas estão a realizar testes antigénio com zaragatoa na sede e nas freguesias do concelho de São João da Pesqueira. A ação da autarquia decorre até sexta-feira e pretende envolver cerca de 7200 pessoas.
Esta segunda-feira à tarde, na freguesia de Ervedosa do Douro, onde vivem 1200 pessoas, faziam-se filas à porta do quartel dos Bombeiros Voluntários para efetuar o teste, que é gratuito para os munícipes.
TSF\audio\2021\01\noticias\25\2101_peca_testes pesqueira
Joaquim Monteiro esteve à espera uma boa meia hora para saber o seu "atual estado de saúde". Está ligado a uma instituição particular de solidariedade social de Ervedosa e já fez vários testes ao novo coronavírus. Mas é melhor não arriscar. "A afluência de tanta gente demonstra bem que as pessoas estão cheias de medo", destacou.
Acabada de sair do quartel dos bombeiros na companhia da mãe, Maria dos Anjos Rodrigues confidenciou que foi fazer o teste porque tem em casa um filho com necessidades educativas especiais, que "não tolera o uso da máscara". Por isso, "não quis correr o risco de apanhar alguma coisa e contaminar o menino".
O presidente da autarquia, Manuel Cordeiro, gostaria de atingir os 7200 habitantes do concelho. Mas a comparência nos locais dos testes é voluntária e por isso alguns possam ficar de fora. De qualquer modo, o importante é testar o maior número de pessoas possível, para "identificar os focos de contágio pelo novo coronavírus e evitar a disseminação da doença".
Só nesta segunda-feira foram conhecidos mais 24 casos de infeção, aumentando para 133 o número de pessoas com Covid-19 no concelho de São João da Pesqueira.