Transporte dos doentes está a ser efetuado pelo INEM.
Corpo do artigo
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, recebe este sábado seis doentes dos hospitais Garcia de Orta e Amadora-Sintra.
Fonte hospitalar confirmou à TSF que vão chegar ao Porto "cinco doentes graves para enfermaria" com origem no Hospital Garcia de Orta e que são transportados pelo INEM. Há também um doente do Amadora-Sintra a caminho do São João.
O CHUSJ sublinha continuar a "manter abertura e total solidariedade para receber doentes de hospitais do país que enfrentam situações de elevada complexidade", nomeadamente da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Este acolhimento acontece depois de sexta-feira terem sido transportados de avião desde o aeroporto militar Figo Maduro, em Lisboa, até ao Sá Carneiro, no Porto, dois doentes para cuidados intensivos provenientes da zona de Lisboa e Vale do Tejo.
Na quarta-feira à noite, enquanto acompanhava a operação de acolhimento de 15 doente covid-19 que chegaram ao Hospital de São João em ambulâncias oriundos do Amadora/Sintra, o presidente do conselho de administração do CHUSJ garantiu disponibilidade total" para continuar a receber doentes de outros hospitais.
Fernando Araújo defendeu que "a articulação entre unidades é fundamental num momento de grande complexidade", frisando que "não existem questões regionais".
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.299.637 mortos resultantes de mais de 105 milhões de casos de infeção em todo o mundo, enquanto em Portugal morreram 13.954 pessoas dos 761.906 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.