
Carlos Santos/Global Imagens
Medida extraordinária evitaria muitos custos para alguns agricultores. Confederação pede ainda que apoios anunciados devido à seca sejam alargados a todo o país.
Corpo do artigo
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) pede ao Governo que alargue a todo o Continente os apoios imediatos anunciados para os agricultores afetados pela seca extrema e severa que atinge 80% do país.
O presidente, Eduardo Oliveira e Sousa, adianta à TSF que se a seca se sente em quase todo o território não faz sentido que os apoios se fiquem por apenas três dos dezoito distritos.
O representante dos agricultores diz que a situação é grave e não se vai resolver em breve, sendo que em setembro as barragens e furos estarão, é quase certo, mais vazios que hoje.
TSF\audio\2017\08\noticias\07\eduardo_oliveira_e_sousa_1
Eduardo Oliveira e Sousa defende que basta ir ao site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para perceber que a seca afeta todo o país, pelo que não basta ter apoios para os agricultores dos distritos de Portalegre, Évora e Beja, havendo muitos mais agricultores de outras regiões também afetados.
"Há agricultores desesperados com os custos para transportar água"
Outra medida urgente reclamada pela Confederação dos Agricultores de Portugal é uma autorização extraordinária para que os produtores de animais os possam levar às albufeiras para beberem água.
Por questões de qualidade da água este abeberamento direto é proibido e os agricultores arriscam-se a ser multados.
Eduardo Oliveira e Sousa não pede uma autorização generalizada a todos, mas apenas para casos pontuais. Bastaria que este abeberamento direto fosse autorizado uma vez por dia em barragens que não são para consumo humano.
TSF\audio\2017\08\noticias\07\eduardo_oliveira_e_sousa_2
A CAP garante que há agricultores desesperados a pedirem ajuda para levar água das barragens para os animais ou depósitos, tendo custos "insuportáveis" que poderiam ser evitados se existisse esta autorização para uma época extraordinária de seca.
TSF\audio\2017\08\noticias\07\eduardo_oliveira_e_sousa_3
A Confederação dos Agricultores de Portugal sublinha que uma situação de emergência obriga a medidas extraordinárias, garantindo que esta seca que já é grave só se vai vai agravar nos próximos meses.