No Fórum TSF, Alberto Souto de Miranda admite que a opção tem inúmeras vantagens.
Corpo do artigo
Em defesa do Montijo como a melhor localização para o novo aeroporto de Lisboa, Alberto Souto de Miranda, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, admitiu que a opção tem inúmeras vantagens.
"O território à volta de Lisboa não estica. Todas as opções foram estudadas e esta localização tem inúmeras vantagens, até porque já lá está um aeroporto. É um facto que não deve ser ignorado e, portanto, é difícil encontrar uma localização que, do ponto de vista ambiental, tenha estas características", explicou ao Fórum TSF, conduzido por Manuel Acácio, Alberto Souto de Miranda.
TSF\audio\2019\09\noticias\20\alberto_souto_de_miranda_1_nao_ha_melhor
Quanto aos alertas que têm sido feitos pelas associações ambientalistas, devido às aves que estão nas áreas protegidas da Reserva Natural do Estuário do Tejo, o secretário de Estado respondeu que os riscos só podem ser minimizados.
"O risco zero não existe, as aves voam. A obrigação de qualquer entidade gestora portuária, uma vez definida a localização do aeroporto, ponderados os riscos e avaliadas as medidas mitigadoras, é fazer uma gestão da operação aérea para que esse risco seja minimizado de acordo com as maiores práticas da aeronáutica civil internacional", acrescentou o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações.
TSF\audio\2019\09\noticias\20\alberto_souto_de_miranda_3_aves_voam
11320281