
O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, apresentou hoje a sua demissão alegando «motivos de ordem pessoal». O pedido foi aceite pelo ministro Nuno Crato.
Corpo do artigo
Em comunicado o Ministério da Educação e Ciência confirma que «por motivos de ordem pessoal, o Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dr. João Grancho, apresentou hoje ao Senhor Ministro da Educação e Ciência o seu pedido de demissão. O Senhor Ministro, agradecendo o trabalho empenhado e leal do Dr. João Grancho, transmitiu ao Senhor Primeiro Ministro esse pedido, solicitando que transmitisse ao Senhor Presidente da República o pedido de exoneração do Senhor Secretário de Estado».
Fonte do gabinete do primeiro ministro disse à TSF que esta demissão já foi reportada ao Presidente da República e acrescenta que quando houver um substituto «será oportunamente divulgado».
Contactado pela TSF, fonte do gabinete de Nuno Crato diz que o ministério não tem mais nada a acrescentar para além daquilo que foi divulgado no comunicado .
Esta demissão surge no mesmo dia em que o jornal "Público" divulgou que o secretário de estado do ensino básico terá, alegadamente, plagiado dois textos académicos, numa comunicação que apresentou num seminário espanhol, quando ainda era presidente da Associação Nacional de Professores. Uma acusação que João Grancho refutou.