O secretário de Estado dos Transportes vai, na quarta-feira, ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre os pagamentos feitos à Lusoponte.
Corpo do artigo
De acordo com a informação disponível na página da Assembleia da República na internet, a audição do secretário de Estado na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas está agendada para as 10:00.
A audição de Sérgio Monteiro surge na sequência de requerimentos apresentados pelo PSD, PS, Bloco de Esquerda (BE) e PCP e depois de a questão do «duplo» pagamento à Lusoponte - que recebeu em 2011 as portagens do mês de agosto e a compensação financeira do Estado - ter sido o principal tema debatido na quarta-feira no Parlamento.
O secretário de Estado dos Transportes disse hoje esperar que o Governo recupere, até 31 de março, o valor atribuído em 2011 à Lusoponte pela não cobrança em agosto de portagens na Ponte 25 de Abril.
O valor - 4,4 milhões de euros - deverá ser descontado nas compensações financeiras que o Estado tem de fazer à concessionária da ponte depois de assinado o nono Acordo de Reequilíbrio Financeiro, ainda este mês.
De acordo com Sérgio Monteiro, «o Estado não reteve os 4,4 milhões de euros porque isso originaria uma indemnização que o Estado teria que pagar por uma prática ilegal».