Uma semana após as inundações no Algarve, a Associação Portuguesa de Seguradoras (APS) anuncia que já foram abertos mais de mil processos de cobertura de danos. Quase 8 milhões de euros cobrem danos no comércio e indústria.
Corpo do artigo
Segundo a APS, 10 milhões de euros são os valores cobertos pelas apólices já acionadas, "mas a expetativa é que este montante aumente significativamente".
Em comunicado, a associação diz que até ao momento foram participados mais de 1.000 sinistros cobertos por apólices de seguro.
Dos processos já abertos, quase 500 incidiam sobre danos em habitações, com valores da ordem dos 2,4 milhões de euros.
"Embora com metade dos processos, os seguros de estabelecimentos comerciais e industriais são, no entanto, os mais afetados em termos de danos económicos, ascendendo já as correspondentes indemnizações pagas ou provisionadas a quase 7,8 milhões de euros", refere o comunicado.
Registam-se ainda os danos provocados em quase 150 automóveis cobertos, num valor que ultrapassa os 300 mil euros.
A APS acredita que "muitos outros imóveis e veículos terão sido igualmente atingidos", apanhando os seus proprietários sem proteção financeira para acorrer aos respetivos prejuízos.ssociação promete continuar a atualizar a informação nas próximas semanas.