
© Direitos Reservados
Em avenida central da capital portuguesa, há uma década que um restaurante moderno, de ambiente elegante, é conhecido pela cozinha contemporânea, marcada pela base tradicional.
Corpo do artigo
Coronel de engenharia, professor da Escola do Exército, deputado, vereador, jornalista e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, José Elias Garcia dá hoje nome a uma avenida central da capital portuguesa.
Artéria bem localizada, nas Avenidas Novas, freguesia recente que resultou da fusão de N. Sr.ª de Fátima com S. Sebastião da Pedreira, é, Sem Dúvida, bom local para uma refeição no restaurante que, logo a seguir à esquina com a rua Arco do Cego, ostenta aquela expressão.
Espaço moderno, dividido por duas salas, separadas por um aquário, o restaurante Sem Dúvida tem vocação marisqueira, expressa num dos capítulos da diversificada ementa desta casa com ambiente elegante e amesendação correta.
TSF\audio\2018\02\noticias\06\tsfmesa6
Nas entradas, perfilam-se alcachofras salteadas com tamboril marinado, uma excelente aposta, entre várias opções: cogumelos frescos com camarão ou gambas na frigideira, ambos ao alhinho; ovos mexidos com farinheira ou trouxa de queijo de cabra com mel.
A vocação marítima da casa está bem expressa no capítulo designado peixe da lota, em que a cabeça de garoupa grelhada ou cozida é pitéu que vai escasseando por ai, mas que tem muitos apreciadores.
Para grelhar ou cozer, em regra, há cherne e garoupa: dourada ou robalo para escalar e ainda linguado e salmonete.
O arroz de lingueirão é uma das especialidades da casa, conhecida pelo bacalhau corado à antiga, uma das três maneiras em que o gadídeo é cozinhado. À lagareiro ou com broa, batatinhas e vegetais são as outras.
Açorda de gambas com alho e coentros; caril de gambas com maça caramelizada; filete de robalo no forno, com fritura de tomate e ervas aromáticas; lombo de tamboril à pescador e polvo grelhado com amêijoa e emulsão de coentros.
Nos pratos de carne, também há saborosas propostas marcadas pela criatividade:
Magret de pato lacado com mel de alecrim; lombelo de porco com alperce caramelizado; tornedó grelhado com molho de queijo de Azeitão são algumas dessas propostas.
Mais triviais, os bifes e o costeletão de novilho grelhado para duas pessoas.
Nas sobremesas, referência para o pudim abade de Priscos; toucinho do céu e sopa de chocolate quente com gelado de menta.
Garrafeira de nível elevado, com referências particularmente interessantes.
Serviço atencioso neste restaurante com uma cozinha moderna de base tradicional, criativa e bem apresentada. Sem Dúvida Restaurante, em Lisboa.
Onde fica:
Localização: Av. Elias Garcia 1B, 1000-146 Lisboa
Telef.: 217 932 254
GPS:
Latitude: 38.73975 N
Longitude: -9.14288 W