Sem "traição" a Benfica, Toni vai marchar "para ganhar" pela freguesia do lado
Em declarações à TSF, o antigo jogador de 76 anos, em pleno "outono da vida", não esconde o entusiasmo pela sua participação na marcha popular.
Corpo do artigo
A cidade de Lisboa celebra Santo António na noite desta segunda-feira, com as tradicionais marchas populares, e a freguesia de São Domingos de Benfica recebe como padrinho o antigo jogador e treinador do Benfica Toni, que assegura que a marcha "não vai envergonhar os seus residentes" e o objetivo "é ganhar".
A noite do padroeiro da cidade de Lisboa é marcada pelo desfile na Avenida da Liberdade, o que exige meses de preparação por parte dos marchantes até que a música seja decorada e os passos executados na perfeição.
Toni é um dos participantes dos ensaios já que é o padrinho da marcha de São domingos de Benfica. À TSF, começa por cantarolar a música tem vindo a ecoar nos seus dias ao longo dos últimos meses.
TSF\audio\2023\06\noticias\12\toni_4_a_cantarolar
O antigo jogador do Benfica explica que, apesar de não ser morador da freguesia de São Domingos de Benfica, não resistiu aos argumentos de quem o convidou para padrinho da marcha.
"A minha freguesia é Benfica. Mas depois de muitas conversações acabei por assinar um contrato de cinco anos por dez milhões (...) de balões", afirma entre risos. "Mas mais a sério, não sendo freguês desta freguesia, e atendendo a que são as comemorações do centenário do Parque Mayer, e como o Estádio da Luz fica na freguesia de São Domingos de Benfica foi a razão pela qual, ao ser convidado, anuí", continua. E não quer enganar ninguém.
TSF\audio\2023\06\noticias\12\toni_2_pq_aceitou
Vivendo na freguesia do lado, fez questão de afastar quaisquer polémicas ao vestir a camisola dos vizinhos. "Participei ao presidente da minha freguesia que isto não era um ato de traição, não trairia nunca os valores da freguesia de Benfica", assegura.
TSF\audio\2023\06\noticias\12\toni_3_nao_e_traicao
Toni confessa que já tem "idade para ter juízo", mas em pleno "outono da vida", o antigo futebolista de 76 anos considera importante ter a experiência de integrar uma das marchas de Lisboa. Como num jogo de futebol, o objetivo da marcha de São Domingos de Benfica é ganhar, sendo que a vontade é ainda maior depois de cinco anos de ausência do concurso.
"Nós ensaiávamos ali perto do Estádio da Luz. Portanto, ali ao lado, onde entramos, é para ganhar. Agora, temos de contar também que os outros não vão lá só para se divertir, vão também lá para se divertir e para ganhar", avisa.
E o mote, como numa conferência de imprensa pré-jogo, está lançado: "Julgo que esta marcha de São Domingos de Benfica não vai envergonhar os seus residentes e eu penso que eles estão imbuídos de um espírito vencedor."
TSF\audio\2023\06\noticias\12\toni_1_ganhar
A sentir um nervoso miudinho, o antigo jogador acredita que este vai desaparecer quando a marcha começar. Ainda assim, e apesar de confessar não ter sentido grandes dificuldades para aprender a coreografia, jogar à bola "é muito mais fácil".
TSF\audio\2023\06\noticias\12\toni_5_foi_facil