Semana TSF: a “proposta irrecusável” de Montenegro, Guterres persona non grata em Israel e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
A “proposta irrecusável” que Luís Montenegro apresentou a Pedro Nuno Santos tem um recuo de um por cento no IRC, em vez da proposta inicial de dois por cento, assim como uma modulação no IRS Jovem com um custo de 645 milhões de euros. O IRS Jovem, com os parâmetros que o Governo apresentou, tinha um custo de perto de mil milhões de euros, solução rejeitada por Pedro Nuno Santos. O PS colocou como linhas vermelhas a descida do IRC e o IRS Jovem apresentado pelo Governo, recusando também “uma modulação”.
Leia também: Montenegro nota que PS "quer eleições" e "cometeu um erro" ao viabilizar programa do Governo
Montenegro pede "lealdade" à oposição: “Temos de garantir a aprovação do Orçamento”
Após proposta "irrecusável" de Montenegro, PS vai apresentar contraproposta
O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, anunciou esta quarta-feira ter declarado o secretário-geral da ONU, António Guterres, "persona non grata" no país, criticando-o por não ter condenado o ataque massivo do Irão a Israel na noite de terça-feira.
"Qualquer pessoa que não possa condenar inequivocamente o ataque hediondo do Irão a Israel não merece pôr os pés em solo israelita. Estamos a lidar com um secretário-geral anti-Israel, que apoia terroristas, violadores e assassinos", disse Katz num comunicado.
Leia mais: Israel declara António Guterres persona non grata: "Não merece pôr os pés em solo israelita"
Leia também: Guterres pede "cessar-fogo imediato" no Líbano para evitar "uma guerra em grande escala"
Era um dos jogos teoricamente mais difíceis, mas o feitiço à Harry Potter de Aktürkoglu e a magia de Di María abriram as hostes para uma noite que ficará nas memórias do Estádio da Luz. O Benfica goleou na quarta-feira o Atlético de Madrid por 4-0.
Fundado pelos trabalhadores da Philips em Eindhoven, o PSV esteve perto de cortar a energia pela primeira vez aos leões esta época, mas Daniel Bragança foi a pilha que estava a faltar para deixar tudo equilibrado. O Sporting empatou (1-1) na terça-feira nos Países Baixos frente ao PSV Eindhoven.
Há um ano, o Celje supreendeu e eliminou o Vitória SC nas pré-eliminatórias da Liga Conferência em Guimarães. Na quarta-feira, as duas equipas voltaram a encontrar-se e os vimaranenses venceram por 3-1 na primeira jornada da fase de liga da Liga Conferência.
O Dragão assistiu na quinta-feira a um jogo da Liga Europa com protagonistas e emoção de Champions. A jogar com menos um, após a expulsão de Bruno Fernandes, os ingleses surpreenderam nos descontos com Maguire a fazer o 3-3 final. Os bracarenses escorregaram na Liga Europa, após terem perdido por 3-0 frente ao Olympiacos, em Atenas. A equipa de Carlos Carvalhal foi surpreendida com dois golos de Ayoub El Kaabi e um de Santiago Hezze, não conseguindo repetir o final frenético da semana passada contra o Maccabi Telavive.
Leão meteu a pilha que faltava no final: Sporting empata com PSV na Champions. Veja os golos
Três pessoas morreram na quarta-feira na sequência de um tiroteio que ocorreu em Lisboa, tendo os suspeitos dos disparos fugido em direção à estação de Santa Apolónia, disse à Lusa fonte da PSP. Segundo a mesma fonte, pelas 13h25 a Polícia de Segurança Pública (PSP) recebeu a informação de que haveria disparos na rua Henrique Barrilaro Ruas e acionou meios para irem ao local.
Leia mais:Três mortos a tiro em Lisboa na zona de Santa Apolónia
A Autoridade Nacional da Aviação Civil reconhece uma "tendência crescente dos incumprimentos" das regras sobre voos noturnos nos aeroportos portugueses, tendo aplicado coimas de quase seis milhões de euros só no primeiro semestre deste ano. As contraordenações, em regra, dizem respeito "a um número significativo de vários incumprimentos de faixas horárias e restrições noturnas". A ANAC realça que ainda nem todos os processos transitaram em julgado, pelo que alguns são suscetíveis de recurso judicial.
Leia mais: ANAC reconhece "tendência crescente" para incumprimento das regras dos voos noturnos
Leia também: Plano de Ação de Ruído 2024-2029 do aeroporto de Lisboa é "sumário e sem ambição"
A China vai alargar a política de isenção de vistos para cidadãos de mais quatro países europeus - Eslovénia, Grécia, Dinamarca e Chipre -, uma medida que exclui Portugal, anunciou nos últimos dias a diplomacia chinesa em comunicados separados. O alargamento surge depois de, no início do mês, Pequim ter incluído a Noruega na lista de países cujos cidadãos poderão permanecer no país asiático para turismo, negócios ou trânsito durante 15 dias, isentos de visto.
Leia também: OMS alerta para aumento de casos de Covid-19 e para o risco de variante mais severa
A Guarda Nacional Republicana apreendeu, couros, pele e patas de elefante, avaliados em mais de 100 mil euros, numa ação de fiscalização no concelho de Vila do Conde, Porto. Em comunicado, a GNR adianta que a apreensão de partes de elefantes foi realizada na sequência de uma fiscalização de âmbito tributário a uma empresa de transportes, executada pela Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, em colaboração com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, do Comando Territorial do Porto.
Leia mais: GNR apreende patas, pele e couros de elefante em Vila do Conde
