Semana TSF. Alqueva tem água com fartura, menos dores de cabeça para Martínez e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
A barragem do Alqueva está quase a atingir o volume máximo de armazenamento. Esta sexta-feira, o maior lago artificial da Europa encontra-se à cota 151,68, ou seja, a 32 centímetros da cota de pleno armazenamento. Por esta altura, a barragem já se encontra a fazer algumas descargas controladas.
Leia mais: "Rio Guadiana está a renascer." Alqueva tem água com fartura para "os próximos três anos"
A dúvida pairava no ar, depois de Rúben Dias e de Diogo Jota terem visto, no domingo, cartão amarelo no jogo frente à Dinamarca. Os dois jogadores já tinham visto um amarelo e podiam ficar em risco, caso Portugal passasse à final four. Mas a dúvida está desfeita: Rúben Dias e Diogo Jota chegam à Alemanha com a ficha limpa e podem ir a jogo. A informação foi confirmada à TSF por fonte da UEFA que explicou que as suspensões por acumulação de cartões amarelos não transferem para a fase final da Liga das Nações. Segundo os regulamentos que a TSF consultou, todos os jogadores chegam à fase final da competição, que vai acontecer na Alemanha, em pé de igualdade.
Os três jovens suspeitos de violarem uma jovem em Loures e de partilharem as imagens da violação online são influencers com "um público já muito significativo", adiantou esta quinta-feira o diretor regional de Lisboa da Polícia Judiciária (PJ). Em declarações aos jornalistas, à margem de uma conferência na sede da PJ, em Lisboa, sobre falsificação de arte, o diretor da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, João Oliveira, adiantou que os três jovens têm nas redes sociais "uma atividade muitíssimo relevante".
Helen Thompson é uma académica inglesa que ensina na Universidade de Cambridge, onde é professora de economia política. A New Statesman nomeou-a para o “guia das 50 pessoas mais influentes na política progressista”. Acaba de publicar “Desordem: Tempos difíceis no século XXI”.
Leia a Entrevista completa: “Um ataque liderado pelos EUA ou Israel às instalações nucleares do Irão é um cenário plausível nos próximos meses”
Leia também: Ataque russo com 200 drones mata pais e filha em Zaporijia e faz 12 feridos; "Cessar-fogo nunca teve lugar. Silêncio internacional foi interpretado como permissão para Israel continuar genocídio"
O primeiro-ministro criou um "problema desnecessário" quando indicou o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, parceiro de coligação, para debater com BE, Livre e PAN. Esta decisão em prol da defesa da intervenção de "todos os parceiros com representação parlamentar" vai acarretar "custos políticos".
Ouvido no Fórum TSF, André Azevedo Alves, professor do Instituo de Estudos Políticos da Universidade Católica, critica a postura de Luís Montenegro, que acabou a criar um "problema desnecessário" num país em que a tradição sempre se pautou por debates "entre as lideranças dos partidos e entre quem se apresenta potencialmente como candidato a primeiro-ministro".
Leia mais: Montenegro criou um "problema desnecessário" que vai ter "custos políticos"
Leia também: Rui Tavares acusa Montenegro de ser "batoteiro" e lança desafio: "Deveríamos todos recusar estas regras de debate"; PPM de fora. Luís Montenegro propõe ao Conselho Nacional coligação apenas com CDS-PP
A criminalidade violenta e grave voltou a subir em Portugal. Os dados provisórios do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) mostram que houve um crescimento de quase 3% deste tipo de crimes, com mais de 14 mil crimes participados às autoridades. Em 2024, o crime de violação foi um dos que mais aumentou, atingindo, assim, o valor mais alto da última década. Foram registadas 543 violações, um dos crimes mais graves. São mais 49 casos do que em 2023, ou seja, um aumento de 10%. Isto significa que, em 2024, este tipo de crime atingiu o valor mais alto dos últimos dez anos. A maioria dos arguidos que cometeram este crime são do sexo masculino e a grande parte das vítimas são mulheres, sendo que, em quase metade dos casos, a vítima e o agressor tinham uma relação próxima.
Leia mais: Violações atingem valor mais alto da última década. Criminalidade violenta aumenta em Portugal
O voo da TAP que na quarta-feira à noite seguia de Lisboa para Miami teve de aterrar em Ponta Delgada, nos Açores, devido ao "comportamento inadequado" de um passageiro, confirmou a companhia aérea portuguesa. Fonte da empresa referiu que o passageiro em causa foi desembarcado pelas autoridades e o voo regressou a Lisboa, onde os passageiros foram alojados em hotéis, devendo retomar esta quinta-feira a viagem para Miami.
Leia mais: Voo da TAP para Miami obrigado a aterrar nos Açores por "comportamento impróprio" de passageiro
Leia também: Tem voo marcado para o fim deste mês? TAP alerta para perturbações devido a greve na Bélgica; Mais 700 processos de tripulantes da TAP prontos a avançar para tribunal; Lucros da TAP caem quase 70% no ano passado
Donald Trump ameaçou esta quinta-feira a União Europeia e o Canadá com tarifas adicionais, se estes se coordenarem em detrimento dos Estados Unidos para retaliar contra a guerra comercial lançada por Washington. "Se a União Europeia trabalhar com o Canadá para prejudicar economicamente os Estados Unidos, serão impostas tarifas em grande escala, muito maiores do que as atualmente previstas, a ambos para proteger o melhor amigo que cada um destes dois países já teve!", publicou o chefe de Estado norte-americano na rede Truth Social.
Leia também: Trump aplica tarifa de 25% sobre automóveis importados e prevê receita fiscal de 100 mil milhões de euros
"Vinha do trabalho para casa, estava na bicicleta, na estrada, tive de parar porque senti-me muito tonta." É assim que Ana Tomás, uma portuguesa a viver na Tailândia, começa por recordar o momento em que sentiu o sismo "bastante forte" que abalou o país esta sexta-feira. Um terramoto de magnitude 7.7 foi registado em Myanmar às 13h30 (06h30 em Lisboa), tendo impacto em vários países asiáticos, nomeadamente na Tailândia, onde um segundo sismo foi registado 12 minutos mais tarde.
