Semana TSF. As Reportagens TSF dos desportos para pessoas com deficiência, braço de ferro entre sapadores e Governo e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
As "discriminações são permanentes e diárias". Na semana em que se assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, várias organizações alertaram, no Fórum TSF, para a "falta de apoios por parte do Governo" e apelaram para que, quando confrontados com uma situação discriminatória no espaço público, o livro de reclamações seja pedido. Lamentaram ainda o estigma associado, que, muitas vezes, reside dentro da própria família.
Ouvido no Fórum TSF, o fundador e presidente da assembleia-geral do Centro de Vida Independente, Jorge Falcato, apontou que a política que o Executivo liderado por Luís Montenegro "quer implementar na área da deficiência" é, neste momento, desconhecida. Criticou ainda que o Orçamento do Estado para 2025, já viabilizado, não tenha em conta a situação das pessoas com deficiência.
Leia também:
"Uma arte que eu amo." O pé esquerdo pintor de Maria de Lurdes;
"Tão disciplinados como atletas olímpicos." São cegos, jogam goalball e são iguais aos outros
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, fez na quarta-feira um "apelo firme" ao sentido de "responsabilidade" dos sapadores, sublinhando que o Governo "não vai nunca decidir na base da coação". O Governo decretou na terça-feira a suspensão das negociações com os sapadores-bombeiros, depois de uma manifestação não autorizada ter utilizado petardos numa ação de protesto junto ao edifício-sede do Executivo.
Mário Soares, que faria este sábado 100 anos, desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história contemporânea portuguesa, sendo fundador do PS após combater o regime do Estado Novo.
A vida pré e pós-25 de Abril exigia “coragem e determinação”, mas estas foram “caraterísticas próprias” reconhecidas em Mário Soares desde cedo: quem o conhecia, descreve-o como um “homem de ideário”, um “verdadeiro socialista democrático”, mas também “um animal político capaz de travar mil batalhas”, graças ao seu “discurso agregador”. No fundo, “era mesmo um homem bom”.
Leia também:
Escrever sobre Mário Soares foi uma "tarefa épica porque é uma vida cheia de acontecimentos";
José Sócrates sobre Mário Soares: "Era um reativo primário que exercia uma liderança de coragem"
O Presidente francês, Emmanuel Macron, descartou na quarta-feira a demissão e disse que irá nomear “nos próximos dias” um primeiro-ministro que lidere um “governo de unidade nacional”. “O mandato que me confiaram democraticamente é um mandato de cinco anos e vou exercê-lo até ao fim”, disse o chefe de Estado, numa declaração ao país transmitida pela televisão.
Leia também:
Governo francês cai. Parlamento aprova moção de censura
A ilha de Santa Maria, nos Açores, é o local mais procurado por estrangeiros que pesquisam casas em Portugal. A oferta é escassa, mas um estudo do portal imobiliário Idealista mostra que nos últimos três meses disparou a procura de casas nesta região: "Temos sete das nove ilhas do arquipélago com o peso da procura internacional acima dos 40%", disse João Brás à TSF.
Leia mais: Onde querem viver os estrangeiros que procuram casa em Portugal? Numa ilha dos Açores
A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou durante uma operação na zona Oeste "o maior" laboratório industrial de extração, transformação e empacotamento de cocaína da Europa, deteve sete pessoas e apreendeu cerca de 1500 quilos de droga. A PJ indicou que no âmbito da operação "Pacoba" foi desmantelado um grupo criminoso altamente organizado, que se dedicava à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu.
Leia mais: PJ desmantela um dos maiores laboratórios de droga da Europa
O Presidente da República referiu-se na quarta-feira aos oito anos de coabitação com o anterior primeiro-ministro, António Costa, como um tempo que, "comparado com o que vinha por aí", será recordado como de "felicidade relativa". Marcelo Rebelo de Sousa falava numa iniciativa do jornal Público sobre literacia mediática, em que manifestou "grande preocupação" com o panorama mediático e declarou que nos seus mandatos tem procurado "agir perante o chamado populismo, pela via popular, sem ultrapassar os limites que separam o popular do populista".
Leia mais: Marcelo sobre coabitação com António Costa: "Éramos felizes e não sabíamos"
O ministro da Defesa sul-coreano, Kim Yong-hyun, pediu desculpa ao país e apresentou a demissão após a tentativa falhada do Presidente Yoon Suk-yeol de impor a lei marcial. “Peço desculpa por ter causado confusão e preocupação ao público relativamente à lei marcial”, afirmou Kim.
Leia mais: Imposição da lei marcial? Ministro da Defesa da Coreia do Sul pede desculpas e apresenta demissão
Leia também:
Oposição sul-coreana apresenta moção de destituição do Presidente;
Assembleia Nacional sul-coreana aprova levantamento de lei marcial;
"Erradicar forças pró-norte-coreanas." Presidente sul-coreano decreta "lei marcial de emergência"
O presidente da Pearle, a principal federação europeia de música e artes performativas, acredita que há "razões políticas" por trás da decisão da ministra da Cultura de exonerar Francisca Carneiro Fernandes da presidência do conselho de administração da Fundação Centro Cultural de Belém. "Se não há uma explicação, qual poderá ser o motivo para esta decisão? Parece ser uma decisão política porque não existe uma justificação que diga respeito ao trabalho da Francisca no CCB, nem relativa qualquer outra orientação, por isso, parece ser uma questão política", defende Sebastien Justine, em declarações à TSF.
Leia mais: Argumento do Governo para demitir presidente do CCB é "muito frágil": "Parece uma decisão política"
Leia também: PS quer ouvir ministra da Cultura no Parlamento sobre "novo rumo" para o CCB
Associações e deputados discutiram, na quinta-feira, no Fórum TSF, as várias propostas de alteração à forma como os motociclos circulam na estrada. Entre elas destacam-se a ultrapassagem pela direita, a circulação entre carros e o fim da inspeção para estes veículos. As associações falam em "projeto de lei suicida" e os deputados defendem-se com a "regulamentação de uma prática" comum.
Leia também: PSD quer retirar da lei inspeção de motociclos e reforçar segurança na estrada
O Benfica vai defrontar os alemães do Bayern Munique, os argentinos do Boca Juniors e os neozelandeses do Auckland City no Mundial de Clubes de 2025, ditou o sorteio realizado em Miami, nos Estados Unidos. Já o FC Porto vai jogar com os brasileiros do Palmeiras, os egípcios do Al Ahly e os norte-americanos do Inter Miami.
Leia mais: Benfica no grupo do Bayern, FC Porto no do Palmeiras. Conheça os oito grupos do Mundial de Clubes
