Semana TSF: caso encerrado, PS dividido, o "complexo" processo do BES e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
Acabou o suspense: Pedro Nuno Santos anunciou, na quinta-feira, que vai propor a viabilização do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), abstendo-se na votação na generalidade. A decisão (tão aguardada) está revelada e os socialistas, ouvidos no Fórum TSF na sexta-feira, acreditam que é "a melhor decisão" para o país, mas estão divididos relativamente à questão de como será o diálogo com a esquerda a partir de agora.
Leia também: Luís Montenegro destaca "sentido de responsabilidade" do PS na viabilização do Orçamento do Estado
Pedro Nuno Santos: "PS não tem de governar e está tranquilamente na oposição"
Dez anos depois, começou o julgamento do caso BES/GES e Ricardo Salgado, diagnosticado com Alzheimer, apareceu em tribunal na terça-feira. A defesa do ex-banqueiro pediu para que o arguido fosse dispensado, uma questão que entre juízes, magistrados e advogados, ouvidos na quarta-feira no Fórum TSF, é classificada como “bastante complexa”.
Leia também: Caso BES/GES: "Carlos Costa assobiou para o lado e não quis saber de nada" e Caso BES. Perícias médico-legais são os "óculos" do juiz
Majid Tafreshi, embaixador do Irão, conversou com jornalistas portugueses sobre paz, cooperação e investimento na região mais conturbada do planeta. Mas não fugiu às questões mais prementes: Israel, retaliação, Hezbollah, Hamas e Palestina.
O encontro entre o campeão olímpico Carlos Lopes e Ronald Reagan aconteceu há 40 anos, após a conquista do primeiro título olímpico português, na maratona dos jogos de Los Angeles, no verão de 1984. Em declarações à TSF, Carlos Lopes recorda a ida aos Estados Unidos, a convite de Ronald Reagan, como um acontecimento que exigiu muita paciência e no qual esteve sempre rodeado de seguranças. O atleta considerava-se uma pessoa normal que tinha acabado de se sagrar campeão olímpico e por esse motivo estranhou o aparato.
Trinta e sete anos após o encerramento, a fábrica de cortiça da Mundet, no Seixal, acolhe agora o novo espaço da memória da CGTP, inaugurado a 1 de outubro. Símbolo do movimento operário, esta fábrica foi palco de um conturbado processo de luta dos trabalhadores pela viabilização da empresa.
Leia mais: Os mundos da Mundet: a fábrica onde a cortiça uniu famílias e foi ao espaço
Leia também: Duas obras de Paula Rego em destaque em Downing Street
O dia 16 de outubro marcou um dia de festa em dose dupla no Liceu de Camões: celebrou-se na quarta-feira o 115. º aniversário daquele estabelecimento de ensino e o final de quase 15 anos de espera pela requalificação. Antigos alunos estiveram presentes no dia de comemorações e, em declarações à TSF, recordaram momentos de “bandalheira” e onde também sentiram medo de levar “uma bofetada na fuça”.
Os portugueses podem contar novamente com o aumento substancial dos preços dos combustíveis a partir desta segunda-feira. Ouvidas no Fórum TSF, várias associações mostram-se "preocupadas" e "desiludidas" com a atuação do Governo de Luís Montenegro, que anunciou o descongelamento progressivo da taxa de carbono.
Leia também: "Impacto dramático." Gasóleo e gasolina aumentam três cêntimos esta semana,
Revendedores de combustível veem com "profundo desagrado" descongelamento da taxa de carbono,
Governo cria roteiro para descarbonização da aviação e investe 40 milhões de euros
No desporto, o presidente do Benfica, Rui Costa, foi na terça-feira ilibado do processo dos emails do Benfica. O Ministério Público pede que Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves vão a julgamento por corrupção e fraude fiscal.
Leia mais: Caso dos e-mails: Rui Costa ilibado, Luís Filipe Vieira e SAD do Benfica acusados
O presidente do Pevidém Sport Clube não tem dúvidas que se aproxima o jogo "mais mediático" da história do emblema de Guimarães. Ainda assim, recusa a ideia do duelo com o Benfica ser o mais importante, até porque existe o objetivo de subir do Campeonato de Portugal à Liga 3.
Leia mais: Presidente do Pevidém: "Se calhar é agora que toda a gente vai pronunciar bem o nome do clube"
Nos destaques TSF desta semana, ainda o presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, Sérgio Carvalho, que pediu a demissão do cargo, invocando "razões pessoais", tendo já sido aceite pela tutela.
Leia também: Ataque informático à AMA: resposta do Governo "dá sensação que havia preparação insuficiente"
