Semana TSF: Diogo Ribeiro critica organização de Paris 2024, PAN quer registar gatos parlamentares e outras notícias em destaque
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias que marcaram a atualidade na última semana
Corpo do artigo
Foi uma falsa partida olímpica de Diogo Ribeiro, que falhou, na sexta-feira, a qualificação para as meias-finais da prova de 100 metros mariposa. Como campeão do mundo em título, o nadador português admitiu que não teve a prestação que esperava em Paris.
"Vim para aqui como campeão mundial e nem a uma final passei, temos de ver o que falhou para o pico de forma", afirmou, em declarações aos jornalistas. Diogo Ribeiro admitiu que geriu mal a prova ao olhar para os rivais na piscina.
Leia mais: "Estava à espera do Olimpo." Na despedida de Paris 2024, Diogo Ribeiro deixa críticas à organização
Leia também: Nadador Diogo Ribeiro falha meias-finais dos 100 metros mariposa
O PAN deu na segunda-feira entrada na Assembleia da República de um projeto de resolução para reconhecer a colónia de gatos que existe no Palácio de São Bento. O objetivo do partido é que os felinos que compõem essa colónia vejam asseguradas a alimentação e os cuidados médico-veterinários, além de reconhecer a memória histórica que estes habitantes do Parlamento português constituem.
"Está na altura de reconhecer oficialmente a existência desta colónia, procedendo ao seu registo em nome da Assembleia da República e garantindo, por um lado, uma maior proteção a estes animais, mas por outro que, do ponto de vista histórico, também fica registado este reconhecimento e é feita esta formalidade até para depois existir aqui uma assunção das próprias despesas inerentes à colónia, nomeadamente os cuidados médico-veterinários", disse à TSF a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real.
António Carvalho, o melhor português da Volta a Portugal do ano passado, revela à TSF a sua paixão por doces: "Ainda agora tive um aniversário de uma prima minha e levei para lá a minha salada. Se tivesse muitos doces, eu não ia, porque não me consigo controlar, sou um guloso." No que à alimentação diz respeito, há regras a cumprir.
Leia mais: "Não me consigo controlar, sou um guloso"
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) garante que há meses que o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Loulé está a ser suportada com recurso a trabalho extraordinário. Esta situação decorre devido a ausências justificadas de quatro enfermeiros que, até hoje, não foram substituídos.
Leia também: Sindicato Nacional dos Enfermeiros disponível para negociar até ao "último minuto"
As Forças Armadas de Israel (IDF) confirmaram na terça-feira ter realizado um "ataque direcionado" em Beirute, capital do Líbano, visando o comandante do grupo xiita libanês Hezbollah alegadamente responsável por um ataque contra território israelita em que morreram 12 crianças.
"As IDF realizaram um ataque direcionado contra o comandante responsável pelo assassínio das crianças em Majdal Shams (norte de Israel) e pela morte de muitos outros civis israelitas", refere comunicado das IDF, remetendo para mais tarde informações adicionais.
Leia mais: Ultrapassou "linha vermelha". Israel bombardeia Beirute em retaliação contra comandante do Hezbollah
Ao todo já são mais de 250 venezuelanos e lusodescendentes acolhidos pelo empresário António Silvestre Ferreira, na Herdade do Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, para trabalhar na produção das uvas de mesa sem grainha. A maioria integra os quadros da empresa e quase todos já se fixaram na região.
O processo de recrutamento teve duas fases. Numa primeira, foi feita através da comunidade luso-venezuelana estabelecida na ilha da Madeira, mas numa segunda fase, desencadeada há quatro anos, começou pela contratação direta em países vizinhos da Venezuela e que leva as equipas de recrutamento da empresa duas ou três vezes por ano à Colômbia e ao Peru, para recrutar os refugiados venezuelanos que aí se encontram, com a ajuda de uma empresa local de recrutamento.
Leia mais: Mais de 250 luso-venezuelanos acolhidos no coração do Alentejo
Depois de ter avançado com todos os trâmites necessários para a ponte que vai ligar Alcoutim a Sanlucar del Guadiana, a câmara municipal desta autarquia do nordeste algarvio está em condições de lançar o concurso para a obra. Mas do lado espanhol não há ventos favoráveis.
"O Ministério dos Negócios Estrangeiros enviou esse projeto para o seu homólogo espanhol e estamos a aguardar informações por parte de Espanha há imenso tempo", explica o presidente desta câmara algarvia.
Leia mais: Ponte de Alcoutim. Nove meses depois ainda não há resposta de Espanha
Lei também: Seca: Algarve perdeu 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento
O secretário de Estado norte-americano afirmou que os Estados Unidos reconhecem a vitória do candidato da oposição nas presidenciais da Venezuela, com base em "provas incontestáveis".
"Tendo em conta provas incontestáveis, é claro para os Estados Unidos e, sobretudo, para o povo venezuelano, que Edmundo Gonzalez Urrutia obteve mais votos na eleição presidencial de 28 de julho", disse Antony Blinken, em comunicado divulgado na quinta-feira.
Leia mais: EUA reconhecem vitória da oposição venezuelana com base em "provas incontestáveis"
