Semana TSF: fogos destroem mais de 124 mil hectares de floresta, Benfica e Sporting entram a vencer na nova Champions e outras notícias em destaque
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, justificou o seu silêncio nos últimos dias com o conselho das autoridades para "que não haja intervenções desadequadas e desnecessárias" no teatro de operações.
"Aconselham que não haja intervenções e presenças desadequadas nos teatros de operações, por ser o tempo de informar sobre os pontos de situação ou recomendações necessárias. Foi o que fizemos", afirmou a ministra, numa conferência de imprensa, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Leia mais: Ministra justifica silêncio com conselhos das autoridades para não haver "intervenções desadequadas"
Leia também: Militares a combaterem incêndios? "Em Portugal, a GNR faz um trabalho excelente e é parceira dos bombeiros"
E ainda: "Unidade militar espanhola de combate aos incêndios está a anos-luz da nossa realidade", "Catástrofes não afetam só as vidas humanas." Veterinários querem integrar Proteção Civil e "O país arde, temos de acordar." Protesto pela floresta mobiliza portugueses de norte a sul.
Já toda a gente conhecia este homem da máscara em Portugal, mas o palco mais alto da Europa viu-o pela primeira vez e acompanhado por um belga. O Sporting venceu o Lille por 2-0, na primeira jornada da fase da liga do novo formato da Liga dos Campeões.
Leia mais: Máscara sueca chega à Champions acompanhada de chocolate belga: Sporting vence Lille. Veja os golos
A História conta que os problemas entre sérvios e muçulmanos foram constantes e as águias foram a um país predominantemente muçulmano buscar as armas para conquistar Belgrado. O Benfica venceu o Estrela Vermelha, da Sérvia, por 2-0, na primeira jornada da Liga dos Campeões. Ambos os golos da partida foram marcados por turcos.
Os eurodeputados alertam contra um eventual corte no orçamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e pedem a flexibilização dos fundos europeus para os países os poderem usar na reconstrução.
A social-democrata Lídia Pereira sublinhou a necessidade de uma resposta conjunta a nível europeu e criticou a proposta de cortes no orçamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para 2025. “Como é possível haver quem dê a cara por um corte de 155 milhões de euros num Mecanismo Europeu de Proteção Civil quando a cada ano vemos a realidade agravar-se? A irresponsabilidade paga-se com perdas, não só de bens, como também de vidas humana”, questionou a eurodeputada eleita pelo PSD.
A semana no Médio Oriente ficou marcada pela nova onda de explosões de "pagers" e "walkie-talkies" no Líbano, que fizeram, pelo menos, 32 mortos, segundo as autoridades libanesas. A TSF ouviu vários especialistas sobre esta matéria para tentar perceber o que está em causa neste tipo de ataques.
Seis alunos de uma escola básica do concelho de Azambuja foram esfaqueados por um colega, tendo um deles ficado em estado grave. Em declarações à TSF, o autarca Silvino Lúcio diz que foi garantido apoio psicológico após o ataque.
Leia mais: Seis crianças esfaqueadas por colega em escola de Azambuja. Uma em estado grave
Leia também: Aluno que esfaqueou colegas em Azambuja detido e sujeito a avaliação psicológica e Esfaqueamento na Azambuja: Escola Segura está a dar apoio. Duas crianças tiveram alta
A campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2024-2025 começou na sexta-feira nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde e em mais de 2500 farmácias, com quase cinco milhões de vacinas contra a gripe e a Covid-19 para administrar.
Mais 25 farmácias aderiram este ano à campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe, que abrange até agora 2519 unidades. As farmácias vão funcionar em complementaridade com os centros de saúde, administrando as vacinas a utentes entre os 60 e os 84 anos e aos seus profissionais de saúde.
Leia mais: Centros de saúde e farmácias arrancam campanha de vacinação contra gripe e Covid-19
Leia também: Maiores de 85 anos não podem vacinar-se nas farmácias. Ex-ministro da Saúde e associação falam em "contrassenso" e Gripe e Covid: SMS com agendamento para vacinação já começaram a ser enviados
A Defense Pow/Mia Accounting Agency, a agência militar do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América que se dedica a localizar e recuperar prisioneiros de guerra ou desaparecidos em combate, contratou arqueólogos e uma equipa liderada pela Ships of Discovery, uma fundação que se dedica a estes trabalhos.
Após terem tido conhecimento de que ao largo de Faro se tinha despenhado em plena Segunda Guerra Mundial um bombardeiro com 11 tripulantes a bordo, começaram a organizar-se para levar por diante esta expedição. Pelo lado português, têm a colaboração do arqueólogo Pedro Caleja, do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs a atribuição da pasta dos Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento à comissária nomeada por Portugal, Maria Luís Albuquerque, segundo a sua proposta de equipa.
"Maria Luís Albuquerque será a comissária europeia para os Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento e isso será vital para completar a nossa União do Mercado de Capitais e para aumentar as nossas poupanças e o nosso investimento", divulgou Ursula von der Leyen em conferência de imprensa à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.
Leia mais: Von der Leyen propõe pasta de Serviços Financeiros para Maria Luís Albuquerque
Leia também: Demissão. Comissário Thierry Breton critica "governação questionável" de Von der Leyen
A Polícia Judiciária (PJ) deteve sete pessoas, entre as quais autarcas e empresários, na Região Autónoma da Madeira, no âmbito de uma operação relacionada com suspeitas de criminalidade económica e financeira. Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de participação económica em negócio, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, prevaricação e financiamento proibido de partidos políticos.
Leia mais: Autarcas e empresários entre os sete detidos em operação da PJ na Madeira
