Semana TSF. Imposto de 100% para estrangeiros que comprem casa, desafio aos portuenses e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
A partir de agora não estranhe se, na ementa de alguns restaurantes do Porto, encontrar uma proposta gastronómica chamada Simão e Teresa. Os nomes das personagens principais do livro Amor de Perdição vão rebatizar o tradicional queijo com marmelada, até agora conhecido como Romeu e Julieta.
O repto foi lançado pela Livraria Lello, no ano em que celebra 119 anos e em que se assinala o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, autor da obra Amor de Perdição.
Leia mais: O fim de Romeu e Julieta: queijo com marmelada tem novo nome no Porto
O Governo espanhol quer taxar a 100% a compra de casas por estrangeiros não residentes, que sejam cidadãos fora da União Europa, com o objetivo aumentar oferta pública de habitações para arrendamento. Questionadas pela TSF sobre a aplicabilidade desta medida em Portugal, a Associação Nacional de Proprietários garante que "não é exequível" e a Associação Lisbonense de Proprietários defende que o país deve seguir "a política exatamente inversa".
Venâncio Mondlane assegura que Paulo Rangel "não fez trabalho absolutamente nenhum" no que diz respeito ao diálogo em Moçambique e acusa-o de ter estado "em hibernação".
Leia mais: É "terceira linha". Mondlane critica Rangel por não fazer "trabalho nenhum" e "manipular"
O primeiro-ministro elogiou na terça-feira o secretário-geral do Governo e os custos "pessoais e financeiros" que fez para aceitar o cargo, dizendo que Carlos Costa Neves terá um rendimento inferior nas novas funções do que tinha como reformado.
Leia mais: Salário de seis mil euros. Montenegro diz que Costa Neves "está a pagar para trabalhar"
E: Salário mais alto do que o do primeiro-ministro? Montenegro deve "explicações"
A ativista paquistanesa e Prémio Nobel da Paz Malala Yousafzai afirmou, no domingo, que Israel “dizimou o sistema educativo em Gaza” e apelou aos líderes muçulmanos para não darem “legitimidade” aos taliban que governam o Afeganistão.
Leia também: Pelo menos um português e "duas pessoas com ligação ao país" na lista de reféns que poderão ser libertados
E: Cessar-fogo na Faixa de Gaza entra em vigor às 6h30 de domingo
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores afirma que o presidente da Liga dos Bombeiros devia afastar-se do cargo. Em resposta à proposta de António Nunes, o presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros, recusa qualquer mediação por parte do responsável da Liga dos Bombeiros Portugueses e afirma que António Nunes só "quer protagonismo". Ricardo Cunha adianta ainda que os sapadores-bombeiros vão pedir ao Parlamento para fiscalizar o processo negocial com o Governo.
Saiba mais: "Liga não faz bem aos bombeiros." Sapadores arrasam António Nunes e fazem pedido ao Parlamento
Ao longo de 12 etapas, 335 veículos em ação, mais 95 clássicos, enfrentaram uma prova que fez jus à tradição: a dureza imperou, confirmando em absoluto que um Dakar nunca é fácil.
Leia mais: Rali Dakar 2025: vencedores inéditos e portugueses no pódio em duas categorias
Um ano depois do previsto, a Força Aérea tem agora à disposição uma máquina que permitirá aos pilotos treinarem voos com uma réplica do avião de transporte KC-390, adquirido ao consórcio luso/brasileiro Embraer.
Trata-se de um simulador de voo único que replica o cockpit do KC-390. Os últimos componentes do aparelho chegaram esta semana e estão a ser montados na base aérea de Beja. A máquina deverá estar operacional e pronta a usar no próximo mês de junho.
Leia mais: Simulador de voo único na Europa chega a Beja. Força Aérea vai treinar com réplica do avião KC-390
São cada vez mais os lisboetas a participar no workshop da "Ripas", uma parceria entre a Oficina Monstros e a Câmara Municipal da capital. A poucos meses de celebrar quatro anos, em maio, a TSF foi ver como está a correr esta iniciativa, que ensina as pessoas a restaurar objetos em madeira.
A ministra do Trabalho e Segurança Social anunciou esta quarta-feira no Parlamento o reforço da "proteção das pensões futuras". Maria do Rosário Palma Ramalho garante "preocupação" com sustentabilidade do sistema e mantém intenção de estudar a reforma nesta legislatura. E reclama "salvação" da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O líder da IL acusou, na sexta-feira, PSD, CDS e Chega de hipocrisia por terem viabilizado a desagregação de freguesias e garantiu que o seu partido vai continuar a opor-se “à criação permanente de mais despesa e mais cargos políticos”.
Leia mais: IL acusa PSD, CDS e Chega de "hipocrisia" por viabilizarem desagregação de freguesias
Tudo sobre o debate de quarta-feira: Criminalidade violenta em 2024, restrições no acesso de estrangeiros à saúde e a Secretaria-Geral do Governo. O que foi discutido no debate quinzenal
