Semana TSF: Madeira arde há mais de uma semana, subsídio de alojamento para professores vai criar "grande desigualdade" e outras notícias em destaque
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias que marcaram a atualidade na última semana
Corpo do artigo
Pouco depois da chegada dos dois aviões Canadair, Miguel Albuquerque manifestou esperança de que possam acabar com o fogo. Aos jornalistas no concelho da Ribeira Brava, o presidente do Governo Regional da Madeira voltou a explicar porque só agora pediu ajuda europeia.
"Os canadair são aviões com características muito particulares que não podem intervir em zonas urbanas nem em zonas agrícolas. Só podem intervir agora quando o fogo derivou para a cordilheira central e é dessa situação que nós, há dois dias, começámos a tratar. Um avião destes despeja seis toneladas de água. Portanto não pode ser despejado em cima de casa, zonas agrícolas, com cabos de alta tensão ou urbanas. Como o fogo evolui para a cordilheira central e queremos estabilizar e tentar apagar o fogo lá para não seguir para zonas urbanas, desencadeámos o mecanismo no sentido desses aviões começarem a operação", explicou Miguel Albuquerque.
Saiba mais: Albuquerque com esperança de que aviões Canadair "apaguem o fogo" e pondera acabar com eucaliptos na Madeira
A Federação Nacional dos Professores considera inaceitável o subsídio de alojamento para os professores aprovado na sexta-feira em Conselho de Ministros. O apoio, que pode variar entre os 75 e os 300 euros, destina-se apenas às zonas com maior carência de docentes. A proposta de decreto-lei ainda vai ser discutida com os sindicatos, mas, pela Fenprof, o secretário-geral Mário Nogueira sublinha que, como está, a proposta é inaceitável.
Saiba mais: Sindicatos defendem que subsídio de alojamento para professores vai criar "grande desigualdade"
Leia também: Apoio até 300 euros para professores deslocados
Os banhos foram desaconselhados nas praias de Vilamoura e Quarteira, no Algarve. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) justifica este conselho com a qualidade da água do mar nestes dois locais. Entretanto, na quinta-feira, o desaconselhamento foi levantado e já não há limitações naquelas praias.
Saiba mais: Algarve: levantado desaconselhamento de banhos nas praias de Vilamoura e Quarteira
Leia também: Algarve: banhos desaconselhados nas praias de Vilamoura e Quarteira. Fuseta e Armação de Pêra já sem limitações
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou na sexta-feira a deteção do primeiro caso de Febre Hemorrágica Crimeia-Congo (FHCC) em Portugal, tendo o doente, com 80 anos, nacionalidade portuguesa e residente em Bragança, acabado por morrer.
De acordo com um comunicado da DGS, a vítima realizou "atividades agrícolas durante o período de incubação, teve início de sintomas a 11 de julho de 2024, tendo sido admitido no Hospital de Bragança por sintomatologia inespecífica e acabou por falecer".
Saiba mais: DGS confirma primeiro caso e óbito de doente com Febre hemorrágica Crimeia-Congo
O grupo Habeas Corpus está a acusar o EuroBic de lhe ter encerrado uma conta bancária. A informação foi avançada por Rui Fonseca e Castro, antigo juiz expulso da magistratura que dirige este grupo, numa mensagem aos seguidores na rede social Telegram.
Segundo a nota, a conta do grupo no EuroBic terá sido fechada "por decisão superior" e está relacionada com a "falta de interesse comercial" do banco em manter a relação com o grupo Habeas Corpus. À TSF, o banco diz que não fará comentários sobre o tema.
Saiba mais: Habeas Corpus acusa EuroBic de fechar conta bancária do grupo. Banco recusa fazer comentários
Leia também: "Governo não pode ser mero espectador." BE quer desmantelamento da Habeas Corpus
A Comissão de Trabalhadores (CT) da CP considerou na quarta-feira que o passe ferroviário de 20 euros mensais vai ser um desastre financeiro para a transportadora e mostrar a falta de capacidade para responder ao aumento da procura.
"Para termos uma ideia do impacto financeiro deste Passe Nacional, 20 euros é menos que o bilhete de 2.ª classe num comboio Intercidades de Lisboa a Coimbra (21,3 euros em 2.ª classe; 26,85 euros em 1.ª classe)", apontou a CT da CP -- Comboios de Portugal, em comunicado enviado à imprensa.
Saiba mais: Comissão de trabalhadadores avisa que passe ferroviário vai ser desastre financeiro para CP
O Supremo Tribunal alemão confirmou esta terça-feira a condenação de uma antiga secretária do campo de concentração de Stutthof, atualmente com 99 anos, por cumplicidade em 10.505 homicídios como parte do plano de extermínio de judeus do regime nazi.
A mulher, identificada como Irmgard Furchner, então entre os 18 e 19 anos, trabalhou como datilógrafa e secretária do comandante do campo de Stutthof, Paul Werner Hoppe, entre 1943 e 1945.
Saiba mais: Supremo alemão confirma condenação de antiga secretária do campo de concentração de Stutthof
Um estudo, com dados de quase dois milhões de pessoas de 20 países, confirmou a associação entre o consumo habitual de carne vermelha, processada e não processada, e o risco acrescido de desenvolver diabetes tipo 2.
A investigação, publicada na terça-feira na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology e liderada pela Universidade Britânica de Cambridge, recorreu a dados de saúde recolhidos pelo projeto de investigação internacional InterConnect, que visa melhorar o conhecimento sobre a diabetes e a obesidade.
Saiba mais: Comer 50 gramas de carne vermelha por dia pode aumentar em 15% risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2
Recusou três propostas, em junho, porque queria “dar continuidade” ao trabalho desenvolvido no Estoril, mas acabou por ser despedido, no final de junho, antes do início da pré-época. Sem clube neste momento, o treinador Vasco Seabra aguarda pelo projeto ideal.
Depois do 13.º lugar na 1.ª Liga e da “valorização de jogadores”, como Bernardo Vital, Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Koba Koindredi ou João Marques, estava "a planear a nova época, juntamente com a administração”. Por isso mesmo, a decisão da direção do clube, que o substituiu por Ian Cathro, apanhou-o desprevenido. “A minha saída do Estoril, a três dias do arranque dos trabalhos, foi uma surpresa para toda a gente”, confessa à TSF.
