Semana TSF. Mais uma fábrica fechada, sem-abrigo refugiam-se nas urgências e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
A SGL Carbon vai encerrar a fábrica no Lavradio, no concelho do Barreiro, até 2026, anunciou a empresa em comunicado. Em reação, o PCP pediu esclarecimentos ao Governo, uma vez que em causa estão 250 postos de trabalho. “No âmbito da reestruturação da sua unidade de negócio deficitária de Fibras de Carbono, a SGL Carbon decidiu encerrar a sua unidade de produção no Lavradio (Portugal). O Lavradio é uma das sete instalações da unidade de negócio de Fibras de Carbono e emprega atualmente cerca de 250 pessoas no fabrico de fibras acrílicas e precursores para fibras de carbono”, lê-se num comunicado publicado no site da empresa.
Leia mais: SGL Carbon vai encerrar fábrica em Portugal com 250 trabalhadores. PCP exige intervenção do Governo
Hospitais da Grande Lisboa estão preocupados com o aumento do número de pessoas sem-abrigo que recorrem às urgências para pernoitar, alertando para a escassez de respostas sociais fora do contexto hospitalar. Vários hospitais contactados pela agência Lusa referem que a afluência desta população aos serviços de urgência tem vindo a aumentar, não por motivos de doença, mas por necessidades básicas como alimentação, higiene ou simplesmente um teto para passar a noite.
O representante para o Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, informou na segunda-feira que Washington e Pequim vão suspender a maioria dos direitos aduaneiros durante 90 dias. Paralelamente, o Secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, afirmou que os Estados Unidos e a República Popular da China vão reduzir "os direitos aduaneiros punitivos recíprocos em 115 pontos percentuais", afirmou esta segunda-feira numa conferência de imprensa em Genebra.
Leia mais: China e Estados Unidos chegam a acordo para suspender tarifas durante 90 dias
Em entrevista à TSF, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente detalha os números históricos de armazenamento de água em Portugal nos últimos meses e insiste que a água salvou-nos no dia do apagão elétrico.
Leia mais: José Pimenta Machado: "Podemos ter de fazer descargas na barragem de Odelouca nos próximos dias"
Os voluntários vão poder conhecer o dia a dia da espécie: "Desde o comportamento de jogos, brincadeiras, até ao desenvolvimento dos instintos de caça e, depois, o treino para a reintrodução, para serem soltos e sobreviverem". O Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico (CNRLI) tem três vagas disponíveis de voluntariado, em Silves, no Algarve. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento de 25 adultos e 10 crias desta espécie animal, numa "fase muito engraçada".
O Papa Leão XIV pediu na segunda-feira a libertação dos jornalistas presos e “a salvaguarda do bem precioso da liberdade de expressão e de imprensa”, durante uma audiência com a comunicação social que acompanhou o conclave. Perante milhares de jornalistas reunidos no Salão Paulo VI para a primeira audiência do seu pontificado, o primeiro Papa norte-americano disse querer “reiterar a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por procurarem e reportarem a verdade”, pedindo a sua libertação.
Leia mais: Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos e defende liberdade de expressão
Amin Maalouf, libanês e francês, escritor, romancista, já foi jornalista e venceu os prémios Goncourt e Príncipe das Astúrias. Entrevista com um magnífico contador de histórias que nos remetem para o Médio Oriente, África Mediterrânea, numa conversa que não poderia deixar de ter Trump e Leão XIV.
Leiam mais: "Leão XIV é o tipo de americano de que gostamos porque é muito aberto ao mundo exterior"
Lisboa é um dos piores centros urbanos europeus para a mobilidade urbana infantil, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira pela associação Zero, que analisou as melhores práticas nesta área em 36 cidades da Europa. A divulgação do estudo ocorre no mesmo dia em que associação ambientalista lança uma campanha de sensibilização designada por “Ruas para a Criançada”, no sentido de alertar para a necessidade de a cidade de Lisboa “melhorar” a sua posição.
O ex-Presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, símbolo da esquerda latino-americana, antigo guerrilheiro, morreu esta terça-feira aos 89 anos, informou o atual chefe de Estado, Yamandu Orsi. "É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso camarada 'Pepe' Mujica. Presidente, ativista, líder e guia. Vamos sentir muito a sua falta, meu velho", escreveu Orsi na rede X.
Leia mais: Morreu 'Pepe' Mujica, o líder do Uruguai que dizia ser "apenas um campesino com leituras"
