Semana TSF: Montenegro anuncia novas medidas (da saúde à mobilidade) no Pontal, Croácia vai reintroduzir serviço militar obrigatório e outras notícias em destaque
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias que marcaram a atualidade na última semana
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou na quarta-feira que o Governo vai aprovar um suplemento extraordinário para as pensões mais baixas, que irá variar entre os 100 e 200 euros, e será paga em outubro.
Numa intervenção de 20 minutos na Festa do Pontal, em Quarteira, distrito de Faro, que marca a 'rentrée' política do PSD, Luís Montenegro anunciou um "suplemento extraordinário" que será pago no mês de outubro e que será de 200 euros, para quem tenha pensão até 509,26 euros, de 150 euros para as pensões entre 509,26 e 1018,52 euros e 100 euros para as pensões entre 1018,52 e 1527,78.
O chefe do Governo afirmou que a sua "vontade" seria que estes valores pudessem responder a um aumento das pensões de "forma permanente" para os próximos anos, mas que isso não é possível neste momento.
A Croácia vai reintroduzir o serviço militar obrigatório de dois meses a partir de 1 de janeiro de 2025, anunciou esta sexta-feira o ministro da Defesa croata, Ivan Anusic.
A decisão marca o regresso ao serviço militar obrigatório, que foi suspenso em 2008, quando a Croácia adotou um sistema de voluntariado.
"Aumentámos os salários dos soldados, dos suboficiais e dos oficiais, os seus direitos materiais, não só através dos rendimentos pessoais, mas também através dos salários diários e de tudo aquilo a que têm direito", disse o ministro à emissora croata RTL.
Saiba mais: Croácia vai reintroduzir serviço militar obrigatório a partir de 2025
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou na quarta-feira que a incursão das forças ucranianas na região russa de Kursk deve estar a criar "um verdadeiro dilema" ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Biden confirmou que tem mantido contactos diários, e de hora em hora, com a sua equipa para discutir, entre outros assuntos, a evolução da guerra na Ucrânia, especialmente depois de Kiev ter tomado a iniciativa de endurecer os ataques em território russo.
Saiba mais: Biden diz que incursão ucraniana em Kursk deve estar a criar "dilema" em Putin
O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, aplaude a criação das novas disciplinas de literacias e dados e projeto pessoal no ensino secundário.
"Nós concordamos com o avançar desta matéria. É uma área que está pouco explorada no nosso ensino, principalmente a literacia financeira. É importante, de facto, para todos nós estarmos mais atentos àquilo que se passa em nosso redor e no que toca às diversas literacias, mas também me parece que projeto pessoal é muito importante. Fazer um projeto tendo em conta a nossa vida, aquilo que nós queremos ter para o nosso futuro, é bastante importante para os nossos jovens, sobretudo a partir do ensino secundário. Portanto, são duas áreas positivas num projeto-piloto para três anos", disse Filinto Lima à TSF.
Os trabalhadores da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vão estar em greve ao trabalho extraordinário, a partir do dia 22 deste mês até ao final do ano. É um protesto contra a falta de funcionários e a exaustão.
Em declarações à TSF, o sindicalista Artur Sequeira sublinha que esse trabalho está a ser pago com grandes atrasos: "Tarde e a más horas."
Saiba mais: "Pagam tarde e a más horas." Trabalhadores da AIMA em greve às horas extra a partir do dia 22 deste mês
A gripe das aves foi detetada em gaivotas recolhidas nas praias de Espinho, Aveiro, e entre as praias de Vieira de Leiria e Pedrógão, em Leiria, anunciou esta terça-feira a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
"Foram confirmados mais dois novos casos de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do subtipo H5N1, em gaivotas recolhidas nas praias de Espinho, em Aveiro, e entre as praias de Vieira de Leiria e a de Pedrógão, na Marinha Grande, Leiria", lê-se numa nota da DGAV.
Saiba mais: Gripe das aves detetada em gaivotas nos distritos de Aveiro e Leiria
O Presidente da República considerou que na altura dos Jogos Olímpicos os portugueses "são muito sensíveis" a uma maior aposta financeira na preparação dos atletas, mas daqui a uns meses talvez não sejam "tão entusiásticos".
"A questão é a seguinte, os portugueses em geral, na altura dos Jogos Olímpicos, são muito sensíveis à ideia de que era preciso fazer uma aposta financeira mais forte e uma aposta organizativa mais forte na preparação dos Jogos Olímpicos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
A festa de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, arrancou na quarta-feira, ao som dos bombos a percorrer as ruas da cidade para gáudio de visitantes e população local. A concentração de grupos a tocar com força é uma das grandes atrações da romaria. E no primeiro dia, os bombos da festa foram os do grupo pertencente à Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha.
“Estamos no ativo há dois anos e fomos convidados para as festas da Senhora d’Agonia. Hoje é o primeiro dia. Entramos às 08h30 a andar pelas ruas da cidade, ao meio dia tivemos a alvorada”, contou o diretor do grupo António Silva, adiantando que os bombos de Vila Nova de Anha, voltarão à festa na sexta-feira, dia 16, para o Desfile da Mordomia (à tarde) e para a noite, e sábado, 17, para o cortejo histórico-etnográfico (à tarde) e descida da avenida principal à noite. Também vão marcar presença nos dois últimos dias da romaria, 21 e 22 de agosto.
Saiba mais: Viana do Castelo: Senhora d’Agonia já começou e não dispensa bombos na festa
A Organização Mundial de Saúde declarou na quarta-feira o surto de mpox em África como emergência global de saúde, com casos confirmados entre crianças e adultos de mais de uma dezena de países e uma nova variante em circulação.
No início da semana, o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) anunciou que o surto de mpox era uma emergência de saúde pública, com mais de 500 mortes confirmadas, apelando para ajuda internacional para travar a disseminação do vírus.
Saiba mais: OMS declara mpox como emergência global de saúde
