Semana TSF: o adeus de Pepe, o mosteiro que inspirou Pedro Homem de Mello e outras notícias em destaque
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias que marcaram a atualidade na última semana
Corpo do artigo
O defesa é o terceiro português com mais internacionalizações da história. Em 2001, com apenas 17 anos, rumou à Madeira para representar o Marítimo. Assim começou um percurso de sucesso. Pepe acaba, aos 41 anos de idade, a carreira de futebolista como uma 'lenda' da seleção portuguesa e do FC Porto, numa história que começou em Maceió, no Brasil, onde nasceu, e terminou na Alemanha, no Euro 2024.
O agora antigo defesa central pendura as 'botas' com um total de 895 jogos entre clubes e seleção nacional e com quase três dezenas de títulos, incluindo o Campeonato da Europa de 2016 com Portugal e três Ligas dos Campeões, todas com o Real Madrid. Pepe festejou ainda sete campeonatos, quatro em Portugal com o FC Porto e três em Espanha pelos madridistas, clube que representou durante uma década.
Saiba mais: Pepe, o menino de Maceió que se tornou numa lenda do futebol português
O Convento de São João de Cabanas em Afife, Viana do Castelo, onde viveu o poeta Pedro Homem de Mello e inspirou algumas das suas poesias mais conhecidas, acaba de ser reabilitado.
Após três anos de obra, vai abrir ao público, este mês de agosto, como alojamento turístico e espaço de eventos. A obra com traça do arquiteto Fernando Cerqueira Barros, recebeu recentemente uma menção honrosa no European Prize of Architecture Philippe Rotthier 2024.
Saiba mais: Mosteiro de Afife que inspirou poesia de Pedro Homem de Mello foi reabilitado
David Pina assegurou, na sexta-feira, a primeira medalha de sempre de Cabo Verde em Jogos Olímpicos, ao qualificar-se para as meias-finais da competição de -51 kg de pugilismo em Paris2024. O pugilista natural de Santa Cruz, de 27 anos, qualificou-se para as meias, que nesta modalidade atribuem pelo menos a medalha de bronze, ao derrotar o zambiano Patrick Chinyemba, por decisão unânime. O pugilista de Cabo Verde veio treinar para Portugal com Bruno Carvalho, do Privilégio Boxing Club. À TSF, o treinador recorda como o atleta apareceu à porta do ginásio e começou os últimos três anos de trabalho contínuo.
"Perante a gravidade dos problemas, ao falar-se de um plano de emergência, cada um de nós deseja que a resposta seja o mais rápido possível", justifica o Presidente da República
"Sendo certo que era um plano para dois anos, faseado ao longo de dois anos, criou expectativas muito altas quanto ao calendário fixado. E as pessoas, naturalmente, pensaram que esse plano de emergência poderia ser todo cumprido ao mesmo ritmo e ser cumprido não em dois anos, faseadamente, mas em poucas semanas ou em poucos meses, sobretudo calhando no período que é um período sempre complicado, como é o verão", salientou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Saiba mais: Marcelo considera que foram criadas "expectativas muito altas" sobre plano do Governo para a Saúde
A Universidade do Minho e 20 empresas do setor dos plásticos e moldes juntaram-se para um protocolo pioneiro em Portugal. As empresas vão pagar as propinas dos alunos no primeiro e no segundo anos do curso, isto se os estudantes conseguirem ter 13 ou mais valores em todas as disciplinas da licenciatura. O protocolo entre a universidade do norte do país e a indústria dos plásticos e moldes procura motivar mais pessoas a entrar no setor. Os estudantes terão ainda acesso a tutores empresariais e estágios pagos durante o verão.
Saiba mais: Empresas do setor dos plásticos e moldes pagam propinas a alunos da Universidade do Minho
O secretário da Defesa norte-americano anulou o acordo negociado para a condenação de Khalid Sheikh Mohammed, considerado o "cérebro" dos atentados de 11 de setembro de 2001, anunciou o Pentágono.
Esta decisão abrange também os dois corréus, Walid bin Attash e Mustafa al-Hawsawi, detidos na base militar norte-americana de Guantánamo, em Cuba, e incluídos no acordo que evitava a pena de morte.
Saiba mais:Pentágono anula acordo com "cérebro" dos atentados de 11 de Setembro
O ministro da Presidência defendeu esta quinta-feira que "ninguém de boa-fé poderia supor" que os problemas no setor da saúde seriam resolvidos em poucos meses, salientando que o Governo encontrou uma situação "muito difícil" devido à "incapacidade" do anterior Executivo.
"Ninguém de boa-fé poderia imaginar, supor, prometer, sugerir que a dimensão do problema, do drama, da desorganização nos sistemas de saúde se pudesse resolver em 60 dias, 70 ou 80. Sempre fomos claros: apresentámos um plano de emergência e de reorganização porque o problema é difícil e estrutural", defendeu o ministro da Presidência.
O secretário de Estado norte-americano afirmou que os Estados Unidos reconhecem a vitória do candidato da oposição nas presidenciais da Venezuela, com base em "provas incontestáveis".
"Tendo em conta provas incontestáveis, é claro para os Estados Unidos e, sobretudo, para o povo venezuelano, que Edmundo Gonzalez Urrutia obteve mais votos na eleição presidencial de 28 de julho", disse Antony Blinken, em comunicado divulgado na quinta-feira.
Saiba mais: EUA reconhecem vitória da oposição venezuelana com base em "provas incontestáveis"
