Semana TSF. O legado de Pinto da Costa, sismo abala várias regiões e Trump abala o mundo
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi sentido na segunda-feira ao início da tarde na região de Lisboa e não causou danos, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) e a Proteção Civil. No último século foram sentidos vários abalos em Portugal. Em 1980, um violento tremor de terra de magnitude 7.2 na escala de Richter nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa causou 71 mortos.
Leia mais: Os principais sismos registados em Portugal no último século: o pior causou mais de 70 mortos
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou na quarta-feira o Presidente da Ucrânia um “ditador sem eleições”, numa resposta à afirmação de Zelensky de que Trump estava a ser influenciado pela desinformação russa. A troca de acusações surge numa altura em que Trump está a negociar com Moscovo o fim da invasão russa da Ucrânia em termos que Kiev diz serem “muito favoráveis a Moscovo”.
Leia mais: Trump acusa Zelensky de ser "um ditador sem eleições"
Leia também:
Ucrânia: primeiro-ministro eslovaco critica António Costa por participação da UE na cimeira de Paris
Negociações de paz entre Putin e Trump? "Única solução" para Europa é criar "mini-NATO"
Um "crime de lesa-pátria" no coração de Lisboa e que humilha os lanceiros de Portugal. O alerta é da Associação de Veteranos Lanceiros de Portugal, que está preocupada com o estado das antigas instalações do regimento de lanceiros n.º 2, na Calçada da Ajuda, a poucos metros do Palácio de Belém. Em declarações à TSF, o presidente da associação, Fernando Rego, denuncia o abandono e a degradação das instalações.
Um português gasta mais 20 euros do que um espanhol quando vai comprar uma botija de gás, noticiou na quarta-feira o Jornal de Notícias. Os partidos políticos ouvidos no Fórum TSF pedem a intervenção do Governo para reduzir o preço. O Partido Comunista Português acusa o Executivo liderado por Luís Montenegro de proteger empresas como a Galp, em vez de regular o mercado, considerando que este é o problema que explica o elevado valor atual do gás.
Miguel Arruda, atual deputado não inscrito que foi eleito pelo Chega, é suspeito de oito crimes de furto qualificado. É o que consta do parecer da comissão de transparência do Parlamento, consultado pela TSF. "Nos elementos aportados pelo Tribunal é expressamente referida a existência de fortes indícios da prática pelo senhor deputado Miguel Arruda de factos suscetíveis de, em abstrato, configurarem a prática de oito crimes de furto qualificado", lê-se no documento.
A comentadora de política nacional da TSF Margarida Davim identifica uma "novidade" na forma como o almirante Gouveia e Melo encara alguns poderes presidenciais e defende que a discussão sobre quais os motivos que poderão levar um "Presidente a detonar a bomba atómica da dissolução" do Parlamento vai ser "importante" durante a campanha eleitoral para a corrida a Belém.
Leia também:
Gouveia e Melo defende Presidente “isento” que não seja “apêndice de interesses partidários”
“Presidente da República deve ser o último garante da presunção de inocência”
A Associação de Defesa do Património de Mértola pede às câmaras municipais de Mértola e Serpa que não baixem os braços, apesar de reconhecer que estas são zonas com "pouco peso político". Contactado pela TSF, o Ministério da Defesa garante que "não há nenhuma decisão tomada ainda relativamente ao próximo campo de tiro".
Leia também:
“Terreno para novo campo de tiro da Força Aérea está identificado”
ANA compromete-se a avançar com candidatura para construção do novo aeroporto de Lisboa
Uma delegação do parlamento europeu foi impedida de desembarcar no Saara Ocidental. Entre os políticos declarados persona non grata está Catarina Martins, eurodeputada do BE, que foi "empurrada" para dentro do avião no aeroporto internacional de Laayoune.
Os eurodeputados pretendiam chegar a Laayoune, após o Tribunal Europeu ter decretado que eram nulos os contratos comerciais que "violavam a autodeterminação" do Saara - em causa estão vários acordos de agricultura e pesca. O objetivo era perceber de que forma é que esta medida estava ou não a ser cumprida.
Leia mais: Catarina Martins e outros eurodeputados "impedidos ilegalmente" de desembarcar no Saara Ocidental
Leia também: Eurodeputados impedidos de entrar no Saara Ocidental. MNE recusa comentar, Catarina Martins "espantada"
O Mónaco é conhecido, entre outras coisas, pelo jogo e pelo famoso casino de Monte Carlo, mas o Benfica é que teve a sorte da roleta russa que girou durante 90 minutos. As águias empataram (3-3) na terça-feira e beneficiaram da vitória por 1-0 na primeira mão para avançarem para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Leia mais: Águias ficam milionárias na roleta de Monte Carlo. Benfica empata com o Mónaco e avança na Champions
Leia também: Redes vazias e enfermaria cheia. Sporting empata em Dortmund e está fora da Champions
O patriarca de Lisboa enviou na quarta-feira uma carta a todas as paróquias e comunidades do Patriarcado, pedindo orações pelo Papa Francisco, internado desde a última sexta-feira, 14 de fevereiro, com uma pneumonia bilateral. Em declarações à TSF, Rui Valério assume a preocupação com o estado de saúde do Papa. O patriarca de Lisboa quer que, neste momento, os católicos estejam mais próximos de Francisco.
Leia mais: "Papa é importante para a boa saúde da humanidade." Patriarca de Lisboa pede orações por Francisco
O treinador de futebol português José Peseiro confessa que aprendeu muito nas aulas da faculdade com o professor Manuel Sérgio. Fala de anfiteatros "repletos" e de aulas que "tiravam as palas" aos alunos. Mudou-se de Coruche para Lisboa, para estudar Educação Física e Desporto, no antigo Instituto Superior de Educação Física, a atual Faculdade de Motricidade Humana. Ouvido pela TSF, José Peseiro confessa que "confrontar a urbanidade era complicado", mas, à sua espera, estava "um professor que falava da vida e do desporto com [muita] emoção". "O anfiteatro estava sempre repleto", partilha o atual treinador do Zamalek, no Egito. Recorda aulas "emocionantes" em que os alunos eram obrigados a "tirar as palas".
