Semana TSF. Pilar del Río fala da "linha política determinada" de Mario Vargas Llosa, "ano perdido" na saúde e outros destaques

AFP (arquivo)
Mario Vargas Llosa
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
A jornalista e escritora Pilar del Río lembra a "literatura brilhante" de Mario Vargas Llosa, um homem que não deixava que a sua "linha política determinada" afetasse a convivência com aqueles que pensavam diferente de si.
A presidente da Fundação José Saramago explica que quem lê os livros do romancista peruano-espanhol, Nobel da Literatura, Mário Vargas Llosa, que morreu este domingo, não fica indiferente. Foi isso que lhe aconteceu ao ler A Festa do Bode, uma obra que "conta a história e educação de um ditador".
O primeiro diretor-executivo do SNS acusa o Governo AD de não o ter apoiado e escutado. Na Grande Entrevista TSF-JN, admite que está ao lado de Pedro Nuno Santos para ajudar na estratégia da Saúde, mesmo que não queira dizer se pretende ser ministro da Saúde de um Governo socialista.
Um incêndio, na segunda-feira, deflagrou num prédio de habitação na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa. Um jovem de 17 anos ficou gravemente ferido depois de se atirar do sétimo andar, onde começou o fogo.
Leia mais: Lisboa: incêndio em prédio na Avenida Estados Unidos da América faz um ferido grave
O antigo ministro da Educação João Costa decidiu apresentar queixa na Polícia Judiciária após ter sido alvo de uma ameaça de morte "bastante explícita". Quis também expor publicamente o caso até porque "a impunidade tem limites", justifica à TSF. Em causa está um e-mail com várias intimidações, entre elas a frase "socialista bom é socialista morto".
João Cravinho, um dos rostos históricos do PS, morreu na quarta-feira aos 88 anos.
Leia mais: Morreu João Cravinho, um dos rostos históricos do PS que mais lutou contra a corrupção
O Estoril Praia surpreendeu com a apresentação do quarto equipamento da temporada. Trata-se de uma camisola de homenagem a Ayrton Senna, no ano em que se comemoram os 40 anos da primeira vitória do icónico piloto brasileiro na Fórmula 1, que aconteceu no Circuito do Estoril a 21 de abril de 1985.
Leia também: "Marco na história da Fórmula 1." Autódromo do Estoril recria primeira vitória de Ayrton Senna num Grande Prémio
Chama-se "Flex Living" (habitação flexível) e é a nova tendência que está a crescer em vários países da Europa e a dar os primeiros passos em Portugal. Não se dirige a turistas, mas a quem está de passagem e precisa de alojamento temporário ou decide partilhar um prédio com vários serviços comuns. Não resolve o problema de falta de casas em Portugal, mas responde a uma procura crescente de estrangeiros.
Leia mais: "Flex Living": uma solução temporária de habitação que começa a entrar em Portugal
Leia também: Renda média é 400 euros? "Um terço dos portugueses paga mais de 650, há muita gente que recebe menos de mil"
As denúncias anónimas têm assumido um papel principal na vida política e a divulgação de uma investigação na sequência deste mecanismo deve ser "ponderada" devido aos "danos irreparáveis" que pode causar: é "inequívoco" que a Justiça tem sido "instrumentalizada", mas é preciso "frieza" para que uma averiguação preventiva não "influencie" o eleitorado e defina "o seu sentido de voto".
Leia também: Utilizar a Justiça para fins políticos? Antiga diretora do DCIAP vê “com preocupação” denúncias anónimas
A polícia espanhola entregou na quarta-feira à Polícia Judiciária o cidadão britânico evadido de Vale de Judeus e recapturado em fevereiro em Alicante, sul de Espanha, tendo já sido encaminhado para um estabelecimento prisional para cumprimento da pena. A TSF sabe que Mark Cameron Roscaleer foi levado para a cadeia de Monsanto.
Leia mais: Britânico que fugiu de Vale de Judeus recapturado em Espanha já está na prisão de Monsanto
