Semana TSF: sismo em Portugal foi o 10.º maior em 500 anos, descida da retenção do IRS e outras notícias em destaque
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
O sismo que ocorreu na madrugada de segunda-feira em Portugal foi o 10.º maior desde o século XVI e teve nove réplicas, não sentidas e de pequena magnitude, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O abalo, de magnitude de 5,3 na escala de Richter, foi registado às 05h11 de segunda-feira nas estações da Rede Sísmica do continente, com epicentro a cerca de 60 quilómetros a Oeste de Sines.
Leia mais: Sismo de 5.3 em Portugal foi o décimo maior dos últimos 500 anos e já teve nove réplicas
A descida da retenção na fonte contemplada nas novas tabelas de retenção do IRS apenas vai ser sentida pelos pensionistas da Segurança Social a partir de outubro, uma vez que as pensões de setembro já estão processadas.
Em resposta a questões da Lusa, fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social refere que as "pensões a pagar em setembro já foram processadas em agosto, não tendo sido possível considerar as novas tabelas de IRS".
Leia mais: Pensões da Segurança Social de setembro ainda não vão refletir descida da retenção do IRS
Marcelo Rebelo de Sousa não marcou presença na Universidade de Verão, mas não perdeu a oportunidade para desmontar a narrativa anti-imigração do Chega quando questionado pelos "alunos" sobre o referendo proposto pelo partido. "Ter presentes os estes números [da imigração] é ter presente a diferença entre a realidade e discursos ou narrativas sobre ela", nota o Presidente.
A pergunta feita por um dos alunos da Universidade de Verão foi: "Qual a análise que faz à recente proposta do referendo à imigração?", acrescenta ainda: "Qual o enquadramento constitucional e supraconstitucional?"
Leia mais: Presidente da República detalha números da imigração para desmontar discurso do Chega
Leia também: "PS parece o velho do Restelo." Rangel desafia socialistas a responderem sobre medidas sociais do Governo
O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou na quinta-feira que o edifício da Secretaria-Geral foi assaltado na madrugada de quarta-feira e que os intrusos escalaram um prédio contíguo, que se encontra com andaimes montados.
Em comunicado enviado à agência Lusa a tutela disse que foram furtados "alguns computadores", embora tenha ressalvado que "alguns deles ainda não tinham tido uso, já que são de reserva/substituição".
Leia mais: Secretaria-Geral do MAI assaltada de madrugada. Assaltantes subiram pelos andaimes do prédio ao lado
Leia também: Especialista em segurança diz que "é preciso haver um conjunto de anomalias" para que SGMAI fosse assaltada
Sven-Göran Eriksson treinou em dez países diferentes. Suécia, Portugal, Itália, Inglaterra, México, Costa do Marfim, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, China e Filipinas. Teve uma carreira de quase cinquenta anos ligada ao futebol.
Em Portugal, teve duas passagens - as duas pelo Benfica. A primeira no início dos anos 80, durante duas temporadas, e a segunda no início dos anos 90, por três temporadas. Conquistou três vezes o campeonato português, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Mas, mais do que isso, para muitos, revolucionou a forma de treinar em Portugal.
O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa destacou ter sido a única universidade que esgotou as vagas na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, enquanto a Universidade do Porto realçou a liderança no índice de procura.
No dia em que são conhecidos os resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior, o ISCTE afirma em comunicado que as 1516 vagas dos cursos do campus de Lisboa e das 10 licenciaturas na Escola ISCTE - Sintra foram todas preenchidas, algo que é motivo de orgulho para a reitora e ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Em declarações à TSF, Carlos Macedo, do sindicato dos trabalhadores do Metro, não entende o motivo pelo qual a empresa decidiu substituir o sistema de sinalização, uma vez que, considera, o anterior funcionava bem
Esta tem sido uma semana complicada para quem utiliza o Metro de Lisboa diariamente. A circulação tem sido várias vezes interrompida nos últimos dias. Esta quinta-feira de manhã, houve constrangimentos na Linha Verde durante cerca de duas horas, com a circulação cortada entre Telheiras e Campo Grande. Já na terça-feira, a Linha Azul esteve cortada duas vezes, entre as estações de São Sebastião e Laranjeiras. A justificação dada pela empresa é sempre a mesma: avaria na sinalização.
Leia também: Problemas recorrentes no Metro de Lisboa. Testes do novo sistema de sinalização vão prolongar-se até março de 2025
A missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) afirmou que a nova lei dos taliban, que obriga as mulheres a cobrir o rosto com véu e as proíbe de falar em público, reflete "uma visão desoladora do futuro".
Em comunicado, o organismo das Nações Unidas assumiu estar preocupado com a promulgação de "uma nova lei sobre a moralidade que impõe amplas restrições à conduta pessoal e confere à polícia da moralidade vastos poderes".
Leia mais: Polícia da moralidade no Afeganistão deixará de colaborar com a missão da ONU
As autoridades apreenderam na quarta-feira mais de cinco mil quilos de sardinha no porto de pesca de Sesimbra, com um valor estimado de 35.560 euros, informou esta quinta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em comunicado, a GNR explica que a apreensão decorreu no âmbito de uma ação de fiscalização realizada pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras "com o objetivo de assegurar o cumprimento dos normativos legais que regulamentam a captura de sardinha".
Saiba mais: GNR apreende cinco mil quilos de sardinha no porto de pesca de Sesimbra
