Semana TSF. Ucrânia em risco de ser "conflito global", quartos de estudantes a preços de hotéis de luxo e outros destaques

EPA
Vladimir Putin
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu, na quinta-feira, que o uso de armas ocidentais pelas forças ucranianas para atingir o seu país transformou a guerra na Ucrânia num "conflito global" e admitiu atacar os aliados de Kiev envolvidos. "A partir deste momento, como sublinhámos repetidamente, o conflito na Ucrânia, anteriormente provocado pelo Ocidente, adquiriu elementos de caráter global", defendeu Vladimir Putin num breve discurso à nação.
Leia mais: "Conflito global." Putin admite atacar aliados de Kiev que fornecem armas para atingir a Rússia
Leia também:
Mísseis britânicos de longo alcance disparados por forças de Kiev contra a Rússia
O empresário Elon Musk, nomeado para gerir um departamento para aconselhar o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou, de forma irónica, as afirmações do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre as opções de negociação com a Rússia. "O seu sentido de humor é maravilhoso", respondeu Musk com um 'emoticon' de riso e uma hiperligação para uma notícia da BBC de 2021 que referia que Zelensky era um comediante antes de entrar para a política.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, comparou, na quinta-feira, o preço de alguns alojamentos para estudantes do ensino superior a hotéis de cinco estrelas e prometeu mais investimento e soluções para que os universitários não desistam de estudar. Montenegro começou por aludir a reportagens sobre transações de "alojamentos a 600 a 700 euros mensais, que não são quartos, muito menos apartamentos, são camas de quartos, são apenas dois metros quadrados, três metros quadrados".
"Se nós fôssemos fazer a conta ao valor intrínseco daquele pequeno espaço, é se calhar superior ao valor que se paga num hotel cinco estrelas, quando se arrenda uma suíte que tem muito mais espaço, que tem muito mais disponibilidade para, no fundo, dar e acolher de forma condigna o visitante", acrescentou.
Leia mais: Montenegro compara preços de habitação estudantil aos de hotel de cinco estrelas
Na quinta-feira, assinalaram-se dez anos desde que José Sócrates foi detido no aeroporto de Lisboa, numa altura em que chegava de Paris. Advogados criticaram a atuação do Ministério Público (MP) na Operação Marquês, um processo que, após uma década, ainda não tem data de julgamento prevista. Ouvidos no Fórum TSF, defendem que o órgão "tem as principais culpas no cartório" e, por isso, pedem que faça uma "reflexão".
O antigo deputado socialista João Soares tem a certeza que a homenagem ao pai no Parlamento é “justa” e “faz todo o sentido”. Em declarações à TSF, João Soares destacou o ex-Presidente da República Mário Soares como “um grande combatente da liberdade”. Ambos já passaram momentos da vida no Parlamento, mas nunca chegaram a cruzar-se. Aliás, falaram duas ou três vezes quando o pai estava na Assembleia da República como antigo chefe de Estado: “Fiz uma referência explícita, expliquei porque o fazia e, apesar do embaraço de ser filho, tive todo o gosto em ter podido fazer isto.”
Leia mais: João Soares diz que homenagem a Mário Soares é “justa” e “faz todo o sentido”
O Orçamento do Estado começou, esta semana, a ser discutido na fase de especialidade. Associações de reformados apelaram para um "aumento estrutural" do valor das pensões e rejeitaram "dádivas momentâneas", que não contribuem para a resolução dos "problemas" desta classe. Defendem que o acrescento beneficia o "consumo e a intervenção na economia".
No caso das pensões, o aumento extraordinário, além do aumento normal que está na lei e que acontece desde 2017, este ano não está previsto no Orçamento do Estado para 2025. Se as condições económicas o permitirem, o Governo admite dar um bónus aos pensionistas, tal como fez este ano.
A oposição à esquerda quer discutir estas "matérias caras" no Parlamento e levanta muitas dúvidas sobre a alteração à lei geral do trabalho em funções públicas avançada pelo Governo. O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou a intenção de introduzir mudanças nas justificações por doença, no direito a férias e no pré-aviso de greve da Função Pública, durante a apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2025.
No Fórum TSF, Sebastião Santana, da Frente Comum, e José Abraão, secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública, mostram-se apreensivos e deixaram questões ao Governo sobre as motivações para "retirar direitos aos trabalhadores" que "levaram uma democracia inteira a conquistar".
A petição online, que defende a criminalização do stealthing em Portugal, já conta com milhares de assinaturas. O objetivo é que o tema seja debatido na Assembleia da República. A prática, que consiste em retirar o preservativo durante uma relação sexual sem consentimento do parceiro, é crime em vários países europeus e em alguns estados dos EUA. Portugal está de fora da lista e, para ser incluído, foi criada uma petição na sequência de várias denúncias de violação no meio artístico.
Leia mais: Petição que quer criminalizar stealthing em Portugal já conta com milhares de assinaturas
O ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro foi na quinta-feira indiciado por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático e organização criminosa pela Polícia Federal brasileira. "O relatório final foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal com o indiciamento de 37 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa", indicou em comunicado a Polícia Federal.
Leia mais: Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
A companhia aérea israelita El Al está a ser acusada de interrogar e intimidar passageiros portugueses e estrangeiros no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Numa investigação do jornal online Fumaça, há dois relatos de cidadãs palestinianas. Além disso, a El Al Airlines é acusada de recolher informações sobre cidadãos portugueses. A companhia israelita já tinha sido alvo de denúncias por causa de práticas semelhantes noutros países, mas não há registo de queixas formais nas autoridades portuguesas.
Foi recapturado mais um fugitivo do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus. Fernando Ribeiro foi detido em Trás-os-Montes, anunciou na sexta-feira a Polícia Judiciária em comunicado. A Polícia Judiciária explica que a operação contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e que o capturado tem "extensa carreira criminal".
Fernando Ribeiro estava referenciado pela prática de "criminalidade especialmente violenta", mas também no âmbito da criminalidade altamente organizada, envolvendo crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.
Leia mais: Recapturado mais um fugitivo de Vale de Judeus. Fernando Ribeiro detido pela PJ em Trás-os-Montes
Um incêndio num pavilhão de engorda de coelhos no concelho de Leiria provocou a morte de cerca de 3500 animais. Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, o alerta para o incêndio chegou às autoridades às 07h54 de segunda-feira, tendo acorrido ao local, na freguesia de Amor, 17 operacionais apoiados por quatro veículos, dos Bombeiros Sapadores de Leiria e Voluntários de Leiria e Ortigosa.
